Trump cria “ansiedade e incerteza” na imprensa

  • Lusa
  • 2 Abril 2017

O relatório da Sociedade Interamericana de Imprensa salienta os vários ataques feitos por Trump enquanto candidato à presidência dos EUA.

A presidência de Donald Trump criou um ambiente de “ansiedade e incerteza” em relação ao futuro da liberdade de imprensa devido às ameaças e ataques contra os meios de comunicação nos EUA, refere um relatório da Sociedade Interamericana de Imprensa.

O documento, que ainda vai ser aprovado, foi apresentado no sábado na Guatemala e faz referência a vários ataques feitos por Trump enquanto candidato, nomeadamente contra o diário The New York Times por um dos seus artigos.

O relatório refere também que, depois de assumir a presidência dos Estados Unidos, Trump negou-se a responder a uma pergunta formulada durante uma conferência de imprensa por Jim Acosta, da CNN, e atribuiu a essa estação de televisão “notícias muito falsas”, tendo pedido uma investigação a “fugas” de informação para a imprensa a partir da Casa Branca e de outros departamentos do Governo federal.

Para a Sociedade Interamericana de Imprensa, estes ataques, pelo facto de virem do líder dos Estados Unidos, são “motivo de preocupação sobre o futuro da circulação de notícias e da liberdade de imprensa”.

“O quarto poder é uma das marcas da democracia norte-americana; uma imprensa livre funciona como controlo sobre o poder governamental. (…) Embora seja comum haver tensões entre a imprensa e a Casa Branca, a retórica da Administração de Trump não tem precedentes e ameaça minar a capacidade dos meios de comunciação”, adverte.

O relatório faz refere os casos de violência contra jornalistas no Brasil como “rotineiros”, alertando para a atuação da polícia.

Também no México, a SIP aponta a polícia como uma das principais instituições responsáveis pelas agressões de jornalistas no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump cria “ansiedade e incerteza” na imprensa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião