Investidores europeus compram britânica Truphone a oligarcas russos

  • Lusa
  • 25 Janeiro 2023

O empresário alemão Hakan Koc e o investidor Pyrros Koussios, antigo dirigente do setor das telecomunicações baseado na Suíça, concluíram a compra da Truphone por um euro.

A sociedade britânica Truphone, operadora de rede móvel virtual, propriedade de vários oligarcas russos, entre os quais Roman Abramovich, anunciou terça-feira a sua aquisição por investidores europeus.

O empresário alemão Hakan Koc e o investidor Pyrros Koussios, antigo dirigente do setor das telecomunicações baseado na Suíça, concluíram, com efeito imediato, a sua aquisição da Truphone”, indicou a sociedade em comunicado.

Esta compra, realizada por uma libra, segundo vários meios britânicos, foi autorizada pelo Governo britânico no final de 2022, no quadro da autorização de investimentos e segurança nacional detalhou-se no comunicado.

O futuro da empresa, que emprega mais de 400 pessoas e fornece cartas sim integradas aos operadores telefónicos, estava em suspenso depois da invasão da Ucrânia pela Federação Russa e subsequentes sanções contra os oligarcas e as entidades ligadas ao regime de Moscovo.

Em 2020, a Truphone tinha sido avaliada em 410 milhões de libras (464 milhões de euros ao câmbio atual).

“Estamos encantados por ver que, apesar dos desafios que a empresa enfrentou, com a ajuda do governo do Reino Unido (…) fomos capazes de preservar o valor e a atividade da empresa e proteger o emprego dos nossos trabalhadores”, congratulou-se Jeremy Fletcher, presidente da administração da Truphone, citado no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investidores europeus compram britânica Truphone a oligarcas russos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião