Putin diz que Rússia produz mais mísseis antiaéreos que o resto do mundo junto

  • Lusa
  • 25 Janeiro 2023

O Presidente russo alega que, "no que diz respeito aos mísseis de defesa antiaéreos de diferentes classes, a produção russa é comparável à produção mundial".

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu esta quarta-feira que o seu país está a produzir tantos mísseis antiaéreos como todos os países do mundo juntos, em resposta à alegada escassez de munições no Exército russo.

No que diz respeito aos mísseis de defesa antiaéreos de diferentes classes, a produção russa é comparável à produção mundial“, sublinhou o Chefe de Estado russo, durante uma reunião no Kremlin com Viacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia.

Putin enfatizou que a Rússia fabrica “três vezes mais” mísseis antiaéreos do que os produzidos pelos Estados Unidos para os sistemas de defesa antiaéreos Patriot. “O desempenho bélico no campo de batalha mostra que a defesa antiaérea russa é uma das melhores do mundo. Além disso, claro, os nossos sistemas são modernos e confiáveis. Tudo pode acontecer, mas em geral trabalham sem erros”, frisou, citado pela agência Efe.

Em dezembro, coincidindo com uma visita a Washington do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, os Estados Unidos anunciaram o envio dos sistemas Patriot a Kiev, para neutralizar os bombardeamentos das forças russas.

Segundo Putin, o seu país encontrará “um antídoto” contra os Patriot, que considerou serem “bastante antigos” e que não funcionam “tão bem” como os russos S-300. “Vamos esmagá-los” como nozes, acrescentou, em referência ao sistema de defesa norte-americano.

Na semana passada, o primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte, anunciou que o seu país também planeia enviar componentes do sistema Patriot para a Ucrânia.

Durante a reunião com o governador de Belgorod, Vladimir Putin também abordou a concessão de ajuda para a construção de moradias para aqueles que tiveram que ser retirados da fronteira com a Ucrânia por razões de segurança. Belgorod é a região que sofre mais ataques desde o início da invasão russa da Ucrânia e pelo menos 25 pessoas morreram e quase 100 ficaram feridas nos ataques ucranianos, anunciou esta quarta-feira o governador local. É a primeira vez em 11 meses de conflito que as autoridades russas dão oficialmente o número de mortos e de feridos numa determinada região.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Putin diz que Rússia produz mais mísseis antiaéreos que o resto do mundo junto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião