Após cerca de duas horas em baixo, Portal das Finanças está novamente em funcionamento

  • ECO
  • 26 Janeiro 2023

O Portal das Finanças esteve em baixo "por motivos de ordem técnica" durante cerca de duas horas. O site voltou a estar em funcionamento pelas 12h30.

Os serviços do Portal das Finanças ficaram indisponíveis durante a manhã desta quinta-feira por “motivos de ordem técnica”. Por volta das 12h30, a página da internet voltou a estar operacional. Ao que o ECO apurou, não se tratou de um ataque informático, mas o diagnóstico ao problema ainda não estava concluído.

Em comunicado, o Ministério das Finanças adiantou: “Por motivos de ordem técnica o Portal das Finanças está indisponível. A Autoridade Tributária está a trabalhar para repor o seu funcionamento com a maior brevidade possível”, lê-se no curto e-mail.

O site oficial da AT permite aos contribuintes efetuar várias operações relacionadas com contribuições e impostos, e disponibiliza dados e informação estatística.

Em menos de dois meses, esta é a segunda vez que o site da AT fica inacessível. A 30 de novembro, o Ministério responsável pelo Portal adiantou que não se tratava de um ataque informático, mas sim de uma “renovação dos certificados digitais do Portal das Finanças”.

Para efeitos de compromisso com o Fisco, a interrupção do site das Finanças esta quinta-feira não deverá colocar nada em causa, tanto para empresas como para particulares, dado que o calendário fiscal não prevê que etsa quinta-feira seja o último dia para a entrega de qualquer documentação nem o pagamento de qualquer imposto.

As próximas responsabilidades fiscais para as empresas são a entrega da declaração de alterações caso tenham ultrapassado o limite de isenção de IVA e a declaração de rendimentos pagos ou colocados à disposição de não residentes. Ambas têm de ser realizadas até ao final do mês.

No caso das famílias e também de empresas há ainda a contabilizar o pagamento do imposto único de circulação para o caso de imóveis cuja matrícula seja de janeiro.

(Notícia atualizada às 12h34 com informação sobre normalização do site)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Após cerca de duas horas em baixo, Portal das Finanças está novamente em funcionamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião