Preços do gás invertem tendência e sobem mais de 2%

  • Joana Abrantes Gomes
  • 26 Janeiro 2023

A cotação do contrato TTF para entrega em fevereiro inverteu a tendência de queda dos últimos três dias e está agora a valorizar quase 2,2%, perto dos 60 euros por MWh.

O preço do gás tem caído devido ao clima mais ameno do que o previsto, acumulando perdas de quase 3,5% nos últimos cinco dias. Contudo, esta quinta-feira, a cotação do contrato TTF para entrega em fevereiro está a valorizar 2,18% para 57,89 euros por MWh, de acordo com a base de dados Barchart.

Evolução do contrato TTF para entrega em fevereiro nos últimos três meses

Fonte: Barchart

Amplos níveis de gás em stock e carregamentos de gás natural liquefeito, além das temperaturas amenas e de esforços para reduzir o consumo, estão a ajudar a Europa a gerir a procura neste inverno, mesmo depois da paragem de fornecimento por parte da Rússia.

A recente quebra dos preços está a fazer os comercializadores de gás pesarem os riscos de uma maior concorrência com o continente asiático. Segundo analistas citados pela Bloomberg, há algum potencial de subida de preços no segundo semestre deste ano com a reabertura das fronteiras da China, esperando-se uma recuperação da procura de gás na Ásia.

Como tal, os observadores da indústria estão a avaliar quanto é que os preços podem cair antes de perturbar o equilíbrio nos mercados globais de gás e desviar os carregamentos de gás natural liquefeito para os compradores asiáticos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços do gás invertem tendência e sobem mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião