Preços do gás invertem tendência e sobem mais de 2%
A cotação do contrato TTF para entrega em fevereiro inverteu a tendência de queda dos últimos três dias e está agora a valorizar quase 2,2%, perto dos 60 euros por MWh.
O preço do gás tem caído devido ao clima mais ameno do que o previsto, acumulando perdas de quase 3,5% nos últimos cinco dias. Contudo, esta quinta-feira, a cotação do contrato TTF para entrega em fevereiro está a valorizar 2,18% para 57,89 euros por MWh, de acordo com a base de dados Barchart.
Evolução do contrato TTF para entrega em fevereiro nos últimos três meses
Amplos níveis de gás em stock e carregamentos de gás natural liquefeito, além das temperaturas amenas e de esforços para reduzir o consumo, estão a ajudar a Europa a gerir a procura neste inverno, mesmo depois da paragem de fornecimento por parte da Rússia.
A recente quebra dos preços está a fazer os comercializadores de gás pesarem os riscos de uma maior concorrência com o continente asiático. Segundo analistas citados pela Bloomberg, há algum potencial de subida de preços no segundo semestre deste ano com a reabertura das fronteiras da China, esperando-se uma recuperação da procura de gás na Ásia.
Como tal, os observadores da indústria estão a avaliar quanto é que os preços podem cair antes de perturbar o equilíbrio nos mercados globais de gás e desviar os carregamentos de gás natural liquefeito para os compradores asiáticos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços do gás invertem tendência e sobem mais de 2%
{{ noCommentsLabel }}