5 coisas que vão marcar o dia

Continuam as apresentações de resultados, com o BPI e CaixaBank. São conhecidos dados sobre os preços na produção industrial e sobre o desemprego nos EUA.

No último dia da semana continuam as apresentações de resultados dos bancos, chegando a vez do BPI e do CaixaBank. Já nas Finanças, a equipa de Fernando Medina vai reunir com o grupo de trabalho para a resolução dos lesados do Banif. Serão também conhecidos dados estatísticos, na Europa, sobre os preços na produção industrial e nos EUA sobre o desemprego.

BPI e CaixaBank apresentam resultados anuais

O BPI vai apresentar os resultados anuais esta sexta-feira. Nos primeiros nove meses do ano, o banco registou um lucro de 286 milhões de euros, 18% acima do verificado em termos homólogos de 2021. João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, refere que “a atividade em Portugal contribuiu com 159 milhões de euros para os resultados”, que corresponde a um aumento de 25% em relação a mesmo período homólogo de 2021. Está também marcada para este dia a apresentação de resultados do CaixaBank de 2022,

Finanças reúnem com grupo de trabalho para lesados do Banif

A equipa do Ministério das Finanças vai reunir com o Grupo de Trabalho para a Resolução dos Lesados do Banif na tarde desta sexta-feira. Este grupo de trabalho tem como objetivo a criação das condições para a constituição de um Fundo de Recuperação de Créditos no âmbito da CMVM de forma a ressarcir os lesados do Banif.

Como evoluem os preços na produção industrial?

O Eurostat divulga esta sexta-feira dados sobre os preços na produção industrial no mercado doméstico, referentes ao mês de dezembro do ano passado. Numa altura em que a inflação tem vindo a abrandar, apesar de se manter elevada, será possível perceber se tal se está a refletir nos custos na indústria. O gabinete de estatísticas publica também dados sobre a manufaturação em 2020.

Dados do desemprego nos EUA mexem com Wall Street

Serão conhecidos esta sexta-feira vários indicadores da economia norte-americana que vão mexer com os mercados, com destaque para os dados sobre o desemprego. Os investidores vão digerir dados sobre a média de horas semanais, o rendimento médio por hora e a taxa de desemprego ao longo do mês de janeiro, o que dará também para tirar a temperatura ao mercado laboral e aos efeitos da desaceleração económica.

Termina cimeira entre a União Europeia e a Ucrânia

Chega ao fim a cimeira entre a União Europeia e a Ucrânia, depois de um primeiro dia marcado por apelos a uma adesão rápida da Ucrânia ao bloco comunitário. No encontro vão marcar presença o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. No entanto, os chefes de Estado e de governo dos Estados-membros não vão à cimeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião