Se há “verba para prémios” tem de haver para “atualização salarial”, diz sindicato da TAP

Sindicato Nacional Dos Trabalhadores Da Aviação Civil contesta "prémios chorudos e indemnizações vergonhosas" enquanto trabalhadores aceitaram redução salarial para ajudar a salvar a empresa.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) enviou esta sexta-feira um comunicado aos associados da TAP onde critica os “prémios chorudos” e “atitudes discriminatórias” da administração da companhia aérea para com os trabalhadores.

A missiva surge no dia em que foi noticiado pelo Jornal Económico que o bónus previsto no contrato da CEO, Christine Ourmières-Widener, pode ir de 2,1 a 3 milhões de euros, consoante o grau de cumprimento dos objetivos definidos no plano de reestruturação da companhia aérea. O prémio tinha, no entanto, que ser aprovado em assembleia geral, o que ainda não aconteceu.

“Como podem os trabalhadores da TAP e o SINTAC encarar e aceitar prémios chorudos e indemnizações vergonhosas, que têm vindo a público, quando estes se disponibilizaram a uma redução salarial para ajudar a salvar a empresa?”, questiona o comunicado. “Se existe verba para pagar indemnizações e prémios, tem necessariamente que haver diálogo sobre a atualização salarial dos demais trabalhadores”, reclama.

“O SINTAC não pode aceitar estas atitudes discriminatórias para com os trabalhadores, já não falando dos efeitos negativos que estas têm na sociedade portuguesa que leva a que a opinião publica utilize esses argumentos como arma de arremesso contra a empresa”, acrescenta o comunicado.

“A Empresa tem anunciado o pagamento, a algumas classes laborais, de” prémios de retenção”, enquanto, a maioria, o único prémio que recebe, é a denúncia do Acordo de Empresa, a tentativa de imposição de uma total desregulação do trabalho, fim das carreiras e a erosão do poder de compra, através da perpetuação dos cortes salariais e dos efeitos da inflação, sem que a Empresa, dê sequer resposta, à mais que justa, atualização salarial”, contesta a estrutura sindical. O SINTAC revela ainda que, juntamente com outros sindicatos, já apresentou à TAP uma proposta de revisão do Acordo de Empresa.

Esta semana, também o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que representa os tripulantes, também veio dizer que o bónus a que a presidente executiva terá direito caso cumpra os objetivos do plano de reestruturação permitiria “aliviar um pouco mais os cortes” aos trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Se há “verba para prémios” tem de haver para “atualização salarial”, diz sindicato da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião