5 coisas que vão marcar o dia

INE vai divulgar as perspetivas para a exportação de bens, já o Eurostat vai apresentar dados sobre o setor dos transportes. Esta terça-feira, os investidores estarão atentos ao discurso de Powell.

O INE vai divulgar as perspetivas para a exportação de bens, enquanto o Eurostat vai apresentar dados sobre o setor dos transportes. O ministro da Economia e do Mar vai participar na reunião informal de ministros da Competitividade da União Europeia. Investidores estarão atentos ao discurso de Powell e Joe Biden profere o discurso do Estado da União.

Biden faz discurso do Estado da União

O Presidente dos Estados Unidos vai proferir esta terça-feira o discurso do Estado da União, a tradicional comunicação política dos Presidentes ao Congresso norte-americano. Joe Biden irá dirigir-se a um Congresso dividido: os republicanos obtiveram uma pequena maioria na Câmara dos Representantes, a câmara baixa, após as eleições intercalares de novembro. Por outro lado, os democratas mantiveram o controlo do Senado, a câmara alta. O discurso acontece numa altura em que Biden está a promover ambiciosas reformas económicas no país e numa altura de particular sensibilidade nas relações com a China e a Rússia. A inflação elevada será outro dos panos de fundo. O discurso está marcado para as 21h00 locais, quando forem 2h00 de quarta-feira em Lisboa.

Mercados aguardam discurso de Powell

O presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, vai falar esta terça-feira sobre a economia dos Estados Unidos com David Rubenstein, presidente do Economic Club of Washington. Na semana passada, foi divulgado que a economia norte-americana criou 517.000 empregos em janeiro, superando em larga medida as estimativas dos economistas, que apontavam para 187 mil empregos. Estes dados reacenderam o debate sobre a eventual necessidade de uma política monetária mais dura por parte da Fed.

Costa Silva reúne com ministros europeus

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, desloca-se a Estocolmo para participar na reunião informal de ministros da Competitividade. O encontro será presidido pelo ministro da Energia, Negócios e Indústria sueco, Ebba Busch, pelo ministro da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Comércio Exterior, Johan Forssell, e pelo ministro da Educação, Mats Persson.

INE divulga perspetivas de exportação de bens

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai divulgar as perspetivas da exportação de bens, naquela que será a primeira previsão deste ano. No quarto trimestre de 2022, as exportações portuguesas de bens terão aumentado 16% e as importações 17,1%, face ao período homólogo.

Eurostat divulga dados dos transportes

O Eurostat vai divulgar dados relativos ao setor dos transportes na União Europeia em 2022. No ano passado, a procura no Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto e na Transtejo/Soflusa aumentou 60% para 217.128 passageiros, mas ainda está abaixo dos números pré-pandemia, de acordo com os dados provisórios avançados pelo Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião