Mário Chaves deixa SATA para liderar a Portugália

Antigo dirigente da Associação Internacional do Transporte Aéreo e do grupo Icelandair, Mário Chaves será o novo diretor-geral da companhia aérea do grupo TAP.

Mário Chaves, até aqui administrador executivo da SATA e antigo quadro da TAP, vai ser o novo diretor-geral da Portugália. Antigo piloto, foi também dirigente da Associação Internacional do Transporte Aéreo e do grupo Icelandair.

“Após a conclusão do processo de seleção interno e externo, a Comissão Executiva decidiu nomear Mário Chaves para o cargo de diretor-geral da Portugália a partir de 1 de março de 2023“, diz um comunicado interno a que o ECO teve acesso. O gestor tinha sido nomeado em janeiro de 2020 para a administração da SATA, sendo responsável pela rede, operações e handling das duas companhias do grupo.

Antigo piloto e instrutor da TAP, entre 2005 e 2013 foi gestor de programas para a eficiência operacional nas áreas de gestão de tripulações, eficiência de combustível, gestão de voo e eficiência de hub. Saiu em 2013 para dirigir as áreas de operações de voo, eficiência e segurança da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), permanecendo até outubro de 2016.

Antes de se juntar à administração da SATA, liderada por Luís Rodrigues, companhia que tal como a TAP atravessa um processo de reestruturação, foi vice-presidente do Grupo Icelandair e administrador da Cabo Verde Airlines.

A comissão executiva anunciou em outubro que o anterior diretor-geral da Portugália, Valter Fernandes, iria deixar a companhia do grupo TAP para abraçar “novos desafios profissionais”, depois de 21 anos na empresa. O cargo foi assumido pela CEO, Christine Ourmières-Widener, até ser encontrado um substituto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mário Chaves deixa SATA para liderar a Portugália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião