Investigadores do Porto lideram projeto para desenvolver tecnologias para 6G

  • Lusa
  • 7 Fevereiro 2023

O projeto TERRAMETA tem um financiamento de 6,3 milhões e terá uma duração de três anos.

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) lideram um projeto que, financiado em 6,3 milhões de euros, visa o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a sexta geração (6G) de comunicações móveis.

Em comunicado, o instituto do Porto adianta esta terça-feira que o projeto, intitulado TERRAMETA, vai investigar tecnologias inovadoras para o 6G e apoiar o processo de transição digital do ecossistema empresarial português, através da demonstração de “superfícies inteligentes reconfiguráveis (RIS) THz [terahertz]”.

Com o avanço da transição digital fica, cada vez mais, a descoberto, a incapacidade de garantir que as tecnologias sem fios atuais respondem aos requisitos de data rate e latência adequados às necessidades das empresas e instituições“, destaca o instituto. Liderado pelo INESC TEC, o projeto, financiado em 6,3 milhões de euros pela Comissão Europeia, junta 12 parceiros europeus e prevê a realização de testes em cenários de telecomunicações.

Citado no comunicado, o investigador do INESC TEC Luís Pessoa esclarece que se “pretende demonstrar a viabilidade de redes sem fios de alto débito apoiadas por superfícies inteligentes reconfiguráveis, explorando frequências entre os 100 GHz e 300 GHz, o que está completamente alinhado com as tendências identificadas para o 6G”. Segundo o investigador, espera-se que “as superfícies inteligentes reconfiguráveis venham, num futuro próximo, a revolucionar as comunicações sem fios, uma vez que o canal de comunicações passará a ser também controlável”.

“Imagine-se que no futuro todas as superfícies que nos rodeiam no dia a dia, desde chão a paredes e tetos, passam a ser inteligentes, com capacidade de computação, sensorização e apoiando as comunicações”, acrescenta.

Com o projeto TERRAMETA, os investigadores tencionam transferir as tecnologias “mais recentes e inovadoras do hardware THz RIS” e produzir demonstrações para a rede de comunicações THz assistida por superfícies inteligentes reconfiguráveis, em cenários de aplicações práticas. “A rede TERRAMETA THz irá permitir, de forma inovadora, contornar o problema dos obstáculos que impedem a obtenção da linha de vista necessária para permitir a ligação sem fios a THz entre dois pontos”, adianta o investigador.

Luís Pessoa acrescenta também que os avanços do projeto “podem levar ao desenvolvimento de novos produtos, nomeadamente em casos de uso dentro de cidades, residências e fábricas inteligentes”. Entre os 12 parceiros que integram o projeto, dois são portugueses, nomeadamente, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto de Telecomunicações. O projeto TERRAMETA arrancou em 2023 e terá uma duração de três anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investigadores do Porto lideram projeto para desenvolver tecnologias para 6G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião