Adecco Portugal promove saúde mental dos colaboradores com ajuda da Team24

A companhia vai oferecer aos colaboradores serviços de apoio psicológico, através de linha telefónica, chat e vídeo-consulta.

O Grupo Adecco estabeleceu, em Portugal, uma parceria com a Team24, que faculta a todos os colaboradores a nível nacional um serviço de apoio psicológico imediato, através de linha telefónica, chat e vídeo-consulta, com psicólogos experientes. A decisão surge depois de metade da força de trabalho da companhia a nível global ter-se mostrado preocupada com a saúde mental. A conclusão é do mais recente estudo “Workforce of the future”, que conclui que as lideranças deveriam implementar programas de alerta que permitam a deteção precoce e prevenção de situações de burnout.

“No caso específico do Grupo Adecco, percebemos claramente que teríamos que olhar para a saúde mental como nunca antes o tínhamos feito. Começamos a perceber os sinais, pois sendo um departamento de RH próximo dos colaboradores, percebemos uma maior sensibilidade das equipas”, diz Vânia Borges, diretora de RH do Grupo Adecco em Portugal.

A consultora começou por promover internamente workshops de sensibilização para a saúde mental e um estudo de bem-estar psicológico aos colaboradores, que foi realizado por um profissional de saúde. “Com o relatório, percebemos que na empresa tínhamos resultados considerados ‘normais’, mas a nossa preocupação foi olhar para as situações identificadas que necessitavam de acompanhamento ao nível da saúde mental”, conta a responsável, citada em comunicado.

Para mitigar o problema, a procura de uma solução teria de garantir determinados requisitos, nomeadamente um serviço com profissionais de saúde qualificados, abrangência nacional, um acompanhamento contínuo, sensibilização a todos os colaboradores e realização de estudos a toda a estrutura.

“Este parceiro [a Team24] reúne as condições para facultar a todos os nossos colaboradores a nível nacional um serviço de apoio psicológico, imediato através de linha telefónica e chat e vídeo-consultas de psicologia, com psicólogos experientes. A aceitação da nossa equipa foi bastante positiva. O objetivo inicial de apoiar apenas os colaboradores que foram identificados no estudo, foi claramente ultrapassado, pois neste momento, não só apoiamos esses colaboradores como trabalhamos preventivamente, de modo a que nenhum colaborador chegue a uma situação limite, pois estão a ser acompanhados desde cedo, caso assim o desejem”, revela Vânia Borges.

Ana Ruivo, cofundadora & COO da Team 24, não tem dúvidas sobre o impacto qualitativo e quantitativo da saúde mental nos indicadores das empresas tomam proporções gigantescas. “Neste momento, para além de indicadores qualitativos, que avaliamos junto dos nossos parceiros, como, por exemplo, engagement, work-life balance, satisfação e felicidade organizacional, estamos a tentar quantificar indicadores como produtividade, taxas de absentismo e turnover. Atualmente, temos monitorizado ao pormenor os dados clínicos dos colaboradores, ou seja, melhoria dos sintomas referidos, números de altas clínicas e satisfação em relação ao serviço prestado pelos psicólogos. Todos estes indicadores são animadores e permitem-nos continuar a crescer e a ajudar mais e mais pessoas”, explica.

Em 2022, o absentismo custou 1,8 mil milhões de euros às empresas em Portugal, segundo o documento “Prosperidade Sustentabilidade das Organizações – Relatório do Custo do Stresse e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho”, elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Adecco Portugal promove saúde mental dos colaboradores com ajuda da Team24

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião