Centros de formação de adultos estão sem financiamento desde 1 de janeiro

  • ECO
  • 12 Fevereiro 2023

Os centros Qualifica, que formam adultos até ao 12º ano, ainda aguardam que a Agência para a Qualificação e Ensino Profissional abra um aviso do Portugal 2030 para conseguir pagar as despesas de 2023.

Os centros Qualifica, que se dedicam à formação de adultos que queiram completar os 4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos de escolaridade, estão a funcionar desde 1 de janeiro sem verbas. Há professores a trabalhar sem receber e já começaram a ser suspensos contratos a recibos verdes, escreve o Jornal de Notícias na edição deste domingo.

O financiamento foi assegurado por fundos comunitários do Portugal 2020 até 31 de dezembro, mas, à exceção do de Lisboa, os restantes centros aguardam ainda que a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) abra um novo aviso do Portugal 2030 para conseguir pagar estas despesas. Já o dinheiro para os formandos vem do PRR.

A agência tutelada pelos Ministérios da Segurança Social e da Educação responde que o concurso “será lançado brevemente” e garante que não está comprometido “o normal funcionamento da rede”, pois os centros “dispõem de verba” relativa ao último aviso de 2022. Porém, escreve o jornal que em alguns casos esse dinheiro ainda não chegou às instituições e noutros já está comprometido para as despesas do último trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centros de formação de adultos estão sem financiamento desde 1 de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião