Mariana Mortágua é candidata à liderança do Bloco de Esquerda
Candidatura deverá reunir consenso interno no núcleo duro do partido. A decisão será anunciada nos próximos dias.
Depois de Catarina Martins anunciar a saída da liderança do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua avança como candidata à para ficar à frente do partido, de acordo com a SIC Notícias. A decisão deverá ser anunciada nos próximos dias.
Ao que tudo indica, esta candidatura reúne consenso interno no núcleo duro do partido, pelo que a deputada bloquista deverá mesmo ser a sucessora de Catarina Martins.
Mariana Mortágua ainda não se pronunciou sobre a candidatura, mas escreveu uma publicação no Twitter em reação ao anúncio de Catarina Martins, onde se lê: “Conta connosco porque contamos sempre contigo”.
Tweet from @MRMortagua
Catarina Martins assumiu o cargo em 2012, na altura em conjunto com João Semedo, sendo que a partir de 2014 começou a liderar sozinha. Agora, anunciou que não se vai recandidatar a coordenadora do Bloco de Esquerda na próxima convenção nacional, que se vai realizar a 27 e 28 de maio, em Lisboa.
Após o anúncio começaram a ser levantadas algumas hipóteses para a sucessão de Catarina Martins, que os próprios bloquistas foram rejeitando. Um deles foi Pedro Filipe Soares, atual líder parlamentar do BE, que defendeu que o partido tem maturidade para escolher um novo líder e afastou uma candidatura. Marisa Matias, que já foi candidata presidencial do partido, era outra das opções levantadas mas sinalizou também que não seria candidata.
(Notícia atualizada às 15h35)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mariana Mortágua é candidata à liderança do Bloco de Esquerda
{{ noCommentsLabel }}