Borrell: “Para ganhar a paz é preciso ganhar a guerra”

Chefe da diplomacia da UE diz que Europa não deve ser ingénua e parar apoio à Ucrânia pensando que a paz virá mais depressa: “Vitória russa é uma ameaça à segurança europeia”.

Josep Borrell, chefe da diplomacia da UEParlamento Europeu 2023

“Para ganhar a paz é preciso ganhar a guerra”, declarou o chefe da diplomacia da União Europeia (UE) esta quarta-feira no Parlamento Europeu. Josep Borrell pede à Europa para não ser ingénua e pensar que a paz virá mais depressa se parar de apoiar a Ucrânia. “O que virá é uma vitória russa, uma ameaça à segurança europeia”, afirmou o responsável no debate sobre um ano de invasão da Rússia, a 24 de fevereiro de 2022.

Segundo Borrell, a UE já fez muito na ajuda à Ucrânia, “mas não fez o suficiente”, sendo necessário apoiar Kiev “mais do que nunca” para acabar com a guerra derrotando Putin.

“Não gosto da guerra. Não sou bélico, não tenho qualquer anseio bélico, como todos vós. Nem era preciso dizer isso. Mas para alcançar a paz é preciso continuar a apoiar a Ucrânia, mais do que nunca”, disse.

O dirigente espanhol instou ainda os Estados-membros a serem mais diligentes no envio de mais tanques para a Ucrânia, reconhecendo que a situação no terreno é “difícil”. “Há mais de 360 mil militares russos no terreno. A contraofensiva já começou e, pela primeira vez, a Ucrânia não teve vantagem numérica no palco da guerra”, avisou Josep Borrell aos eurodeputados.

“Já desmobilizámos tanques e não desencadeamos a 3.ª guerra mundial”, ressalvou, visando os vários Governos que resistem a enviar tanques Leopard para Kiev.

Borrell reconheceu que a guerra está a ter um custo muito pesado para todos. Porém, “o sacrifício da Ucrânia é muito maior do que o sacrifício da Europa”, disse.

*O jornalista viajou a Estrasburgo a convite do Parlamento Europeu

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Borrell: “Para ganhar a paz é preciso ganhar a guerra”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião