Ministro do Ambiente: Preço da água vai ter de subir

  • ECO
  • 5 Abril 2017

O ministro do Ambiente diz que a necessidade de fusão de sistemas de abastecimento torna "muito provável" que o preço da água tenha de aumentar nos municípios mais pequenos.

O preço da água poderá vir a sofrer um agravamento que deverá afetar os municípios mais pequenos. Quem o diz é Matos Fernandes, ministro do Ambiente, que numa iniciativa do Jornal de Negócios (acesso pago) classificou como “muito provável” um aumento do preço da água nessas regiões devido a questões de eficiência económico-financeira e à consequente necessidade de agregação dos sistemas de distribuição.

“Temos 160 municípios com menos de 20 mil habitantes. É virtualmente impossível gerir, do ponto de vista de eficiência económico-financeiro, com consequências ambientais, sistemas com essa dimensão”, explicou Matos Fernandes. Desta forma, o governante explica que lançou “um aviso muito expressivo para fomentar a agregação dos sistemas em baixa (distribuição ao consumidor). De acordo com o governante, esta agregação de sistemas “vai levar a que, muito provavelmente, em alguns municípios de menor dimensão o preço da água tenha de aumentar, com uma certeza, aumentará menos do que se eles estiverem isolados“.

O ministro que tutela a pasta do Ambiente referiu ainda a necessidade de alterar alguns procedimentos, salientando nesse âmbito a cobrança da água a instituições que a recebem atualmente de forma gratuita. “Há inúmeros municípios neste país que não cobram água a hospitais, às câmaras, aos lares. Com investimento certamente, mas sobretudo com gestão, é possível fazer muito melhor para o equilíbrio económico-financeiro destes sistemas, particularmente se eles se agregarem”, salientou Matos Fernandes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro do Ambiente: Preço da água vai ter de subir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião