Azul já pode converter 90 milhões em 6% da TAP
A companhia aérea brasileira de David Neeleman pode converter o empréstimo obrigacionista que subscreveu em capital, e passar a ser a maior acionista da TAP em participação económica.
A transportadora brasileira de David Neeleman, a Azul, já pode passar a ser a maior acionista da TAP em termos de participação económica, segundo escreve no prospeto para a sua oferta pública inicial (IPO), de acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago). Isto se a companhia decidir converter em 6% do capital da TAP o empréstimo obrigacionista, no valor de 90 milhões de euros, que subscreveu.
David Neeleman detém com Humberto Pedrosa o consórcio Atlantic Gateway, dono de 61% da transportadora portuguesa. A Azul, que Neeleman fundou, está a tentar pela quarta vez estrear-se na bolsa, esperando encaixar cerca de 450 milhões de euros. As tentativas anteriores de IPO da Azul foram adiadas devido à volatilidade do mercado de ações brasileiro.
Agora, no prospeto para a IPO, a Azul vangloria-se de se poder tornar a maior acionista da TAP em participação económica. Isto porque quando a Atlantic Gateway comprou 61% da TAP subscreveu um empréstimo obrigacionista de 120 milhões de euros que poderia ser convertido em 8% do capital social, com 55% dos direitos económicos da TAP.
No entanto, o Governo de António Costa reconfigurou o negócio, passando o Estado a subscrever 30 milhões de euros dessas obrigações. A Azul ficou, então, com possibilidade de conversão a 6% de capital social e 41,25% dos direitos económicos. Uma opção que já pode ser exercida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Azul já pode converter 90 milhões em 6% da TAP
{{ noCommentsLabel }}