Ministro da Economia diz que Efacec é “apetecível” e espera rápida reprivatização

  • Lusa
  • 17 Fevereiro 2023

António Costa Silva escusou-se a avançar quem são os concorrentes, apontando que "está tudo a ser analisado", mas o ECO já revelou a identificação dos candidatos.

O ministro da Economia, António Costa Silva, defendeu esta sexta-feira que as seis candidaturas apresentadas para a reprivatização da Efacec demonstram que a empresa “é apetecível”, esperando concluir o processo “o mais depressa possível”.

“Penso que o interesse revelado mostra que a empresa é apetecível desse ponto de vista. Está a atravessar alguns problemas e vamos tentar resolver o mais depressa possível, em benefício do país, dos trabalhadores e, sobretudo, também da região norte e do seu tecido industrial”, declarou António Costa Silva.

O governante, que falava à imprensa à margem de uma visita institucional ao bloco logístico da Mercadona em Almeirim, distrito de Santarém, escusou-se a avançar quem são os concorrentes, apontando que “está tudo a ser analisado”. Ainda assim, garantiu que o interesse manifestado “foi de acordo com o esperado”. Mas o ECO já revelou quem são os candidatos: A Visabeira e a Sodecia estão num consórcio, a Mota-Engil, o fundo Oxi Capital, enquanto as entidades estrangeiras são o fundo Mutaris, a Oaktree e um outro consórcio que tem o Cahors Group, em substituição de um grupo chinês, com uma empresa de origem espanhola, liderada por Luís Cêa-Prosperos.

“Dos sete concorrentes, temos seis que apresentaram propostas, portanto, dois em consórcio e vamos analisar agora, que é o que a Parpública está a fazer […] e, quando eles tiverem o processo concluído, nos próximos dias, vão partilhar com o Governo e nós vamos a partir daí definir a ação que é necessária para ver se o processo é conduzido a bom porto”, elencou António Costa Silva.

Questionado sobre prazos, o governante disse: “Para mim era para ontem, mas não sendo, é o mais depressa possível, porque é uma questão que queremos resolver”.

“São 2.000 trabalhadores cujo futuro nos preocupa. É uma empresa tecnológica importante na área da energia, dos transformadores, da mobilidade, do armazenamento, muitas áreas em que tem tecnologia de ponta”, adiantou o ministro da tutela.

A Parpública recebeu seis propostas vinculativas de entidades nacionais e estrangeiras à reprivatização da Efacec, seguindo-se, até à próxima semana, a avaliação das mesmas, anunciou a empresa na segunda-feira. Decorre agora o prazo para avaliação destas propostas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro da Economia diz que Efacec é “apetecível” e espera rápida reprivatização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião