Ex-diretores do BPN com indemnizações milionárias

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2023

Empresa pública pagou 400 mil euros a ex-administrador do banco, enquanto os restantes nove ex-altos quadros receberam entre 200 mil e 350 mil euros de indemnização.

A Parvalorem, entidade pública que herdou os ativos tóxicos e os trabalhadores do Banco Português de Negócios (BPN), pagou indemnizações entre 200 mil e 400 mil euros a dez antigos altos quadros do banco nacionalizado em 2008, avança o Correio da Manhã (acesso pago). Estas compensações financeiras, que resultam do programa de rescisões de contratos de trabalho por mútuo acordo, aplicado em 2021, são justificadas pela Parvalorem com a necessidade de reduzir despesas.

“No âmbito do cumprimento da missão que foi confiada pelo Estado à Parvalorem, de maximização da recuperação dos ativos recebidos do BPN, impõe-se à Parvalorem uma constante adaptação dos recursos aos ativos sob gestão (que, fruto da atividade da empresa, vão necessariamente diminuindo), no contexto das obrigações de redução de despesa e de otimização de recursos”, afirmou a empresa pública em declarações ao jornal.

Dos dez ex-altos quadros do BPN com indemnizações elevadas, um — que era ex-administrador do BPN com estatuto de diretor na Parvalorem — recebeu uma compensação na ordem dos 400 mil euros, enquanto os restantes nove receberam verbas entre 200 mil e 350 mil euros. Todos estes ex-altos quadros do BPN tinham, segundo a empresa, “remunerações e antiguidades [no BPN e na empresa] elevadas”, tendo a indemnização sido calculada de forma diferenciada para os salários iguais ou superiores e inferiores a seis mil euros, para compensar os ordenados mais baixos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-diretores do BPN com indemnizações milionárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião