Alerta da Fed assusta investidores. Wall Street cai
O efeito Trump nos mercados foi um dos receios discutidos na última reunião da Reserva Federal norte-americana. O alerta dos governadores inverteu a tendência em Wall Street.
O dia estava a ser positivo para os principais índices norte-americanos até à divulgação das minutas da Reserva Federal. O texto da última reunião dos governadores sobre política monetária revelou que a Fed vai parar de comprar dívida no final do ano. Além disso, alguns governadores viram com preocupação a valorização das cotadas nos últimos meses, após a eleição de Trump. Os investidores ouviram o alerta e Wall Street terminou o dia em terreno negativo.
Enquanto esperam por mais pormenores sobre a reforma fiscal e na saúde da nova administração, os mercados deram atenção ao que o conselho de governadores da Fed discutiu na reunião de 14 e 15 de março, onde decidiu aumentar a taxa de juro. Mesmo perante a criação de mais postos de trabalho no setor privado dos Estados Unidos face ao esperado, os principais índices sofreram uma queda. Esta semana será também decisiva ao nível do comércio internacional dado o encontro entre Trump e Xi Jinping, o presidente chinês.
“Alguns participantes vêm os preços dos títulos como muito elevados”, lê-se nas minutas. Além disso, o conselho de governadores verificou que houve um aumento “significativo” nos últimos meses nos ativos de risco, levando os investidores a afastarem-se dos mercados acionistas.
O Nasdaq — que atingiu um máximo histórico intradiário — foi o que mais sofreu esta quarta-feira com uma desvalorização de 0,58% para os 5.864,48 pontos. Seguiu-se o Dow Jones com uma descida de 0,20% para os 20.648,15 pontos e o S&P 500 com uma queda de 0,18% para os 2.355,49 pontos. O dólar chegou a subir face ao euro, mas acabou por corrigir dado que as minutas indicam que a Fed vai optar por uma saída gradual da política de estímulos.
Do lado das empresas, a gigante da agricultura Monsanto apresentou hoje os resultados operacionais do primeiro trimestre do ano. As notícias foram positivas: a empresa superou as expectativas graças a uma maior procura no setor. As ações da Monsanto acabaram por subir 0,49% para os 115,31 dólares. De recordar que está a decorrer o processo de compra da empresa norte-americana pela outra gigante do setor, a alemã Bayer, naquele que foi um dos maiores negócios de 2016.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alerta da Fed assusta investidores. Wall Street cai
{{ noCommentsLabel }}