Revista de imprensa internacional
Trump condena ataque na Síria e sugere ação unilateral, Gary Cohn mostra-se a favor de uma separação entre bancos comerciais e de investimento, e outras quatro notícias que marcam a atualidade.
Enquanto no Brasil uma reforma do apoio federal a estados com problemas financeiros está a causar controvérsia, o escândalo em França continua o mesmo: François Fillon, candidato da direita, insiste que as acusações contra si são uma conspiração e que o pode provar. A dirigente birmanesa Aung San Suu Kyi rejeita que haja uma limpeza étnica em curso em Myanmar, apesar de acusações da ONU, e Trump reage aos ataques com armas químicas na Síria com repulsa e sugestão de ação unilateral. Leia aqui as seis notícias que marcam a atualidade mundial.
Washington Post
Trump sugere ação unilateral na Síria após ataque químico
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, condenou esta quinta-feira o ataque com armas químicas sobre uma cidade detida pelos rebeldes contra o regime de Bashar al-Assad na Síria que matou dezenas de civis, incluindo crianças. Trump reconheceu que o ataque ultrapassara “um limite, muitos limites”, mas não disse explicitamente que tipo de ação se prepararia para tomar. A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, disse sobre o tema que “há momentos na vida dos Estados em que somos compelidos a tomar uma ação própria”, sugerindo que os EUA pudessem agir sozinhos. Leia a notícia completa no Washington Post. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)
Bloomberg
Cohn a favor de separação entre bancos comerciais e de investimento
O antigo executivo da Goldman Sachs e atual conselheiro de Donald Trump, Gary Cohn, afirmou numa reunião com deputados que apoiaria uma iniciativa para separar, em Wall Street, os bancos de investimento dos que fazem empréstimos comerciais ao público em geral. É uma tomada de posição que surpreendeu alguns dos presentes na reunião, por parecer inesperado que um antigo executivo de Wall Street apoiasse uma reforma tão profunda do sistema bancário, mas Trump e outros republicanos já defenderam esta mudança, através do regresso do Glass-Steagall Act. Leia a notícia completa na Bloomberg. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)
Le Monde
Fillon insiste que acusações contra si são parte de conspiração
“Esta operação foi montada, e vou prová-lo”, afirmou o candidato da direita às presidenciais francesas, François Fillon, entrevistado esta quinta-feira de manhã. O candidato acusado de criar empregos fictícios no Estado para a sua mulher e filhos acredita que está a ser vítima de uma conspiração. Os documentos que chegaram ao jornal Le Canard Enchaîné, que fez revelações contra si, “vieram de um serviço do Estado”, diz Fillon, que defende que “a seu tempo” vai dar início a um processo judicial para o provar. Leia a notícia completa no Le Monde. (Conteído em francês / Acesso gratuito)
The Guardian
Fumar provoca uma em cada 10 mortes no mundo
Um novo estudo publicado na revista científica The Lancet mostra que uma em cada 10 mortes no planeta é provocada pelo fumo do tabaco. Em 2015, quase mil milhões de pessoas no mundo eram fumadoras, e espera-se que o número continue a subir. Um em cada quatro homens fuma, assim como uma em cada 20 mulheres. Em 2015, 6,4 milhões de mortes foram atribuídas ao tabaco, metade delas em quatro países: China, Rússia, EUA e Índia. Leia a notícia completa no The Guardian. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)
BBC
Aung San Suu Kyi defende que não está a haver uma limpeza étnica em Myanmar
“Limpeza étnica” é um termo “demasiado forte”, afirma a líder birmanesa Aung San Suu Kyi, para falar da violência e discriminação contra a minoria muçulmana Rohingya em Myanmar. Para a laureada com o Prémio Nobel da Paz, existem problemas, “muita hostilidade”, mas assinalou que esses problemas também incluem “muçulmanos que matam muçulmanos se acharem que assim cooperam com as autoridades”. Dezenas de milhares de pessoas de etnia Rohingya vivem em campos de refugiados improvisados desde que a violência contra eles rebentou em 2012, e Myanmar nega-lhes a cidadania, mas Aung San Suu Kyi recusa-se a usar o termo “limpeza étnica”. Leia a notícia completa na BBC. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)
A Folha de São Paulo
Estados com dificuldades financeiras querem ajuda federal com menos contrapartidas
Os governadores de vários Estados brasileiros estão a tentar mobilizar apoio no parlamento para mudar a proposta do Governo Temer para apoiar financeiramente os Estados em dificuldade, com a qual não estão satisfeitos. Os maiores interessados — Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul — são os que estão a liderar o esforço para tentar que as contrapartidas da ajuda do Estado Federal brasileiro, que neste momento envolvem um ajuste orçamental rigoroso, privatização de empresas públicas e congelamento de salários, sejam aliviadas. Leia a notícia completa na Folha de São Paulo. (Conteúdo em português / Acesso gratuito)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Revista de imprensa internacional
{{ noCommentsLabel }}