CMVM aplica seis coimas no valor de 350 mil euros no 4.º trimestre

  • Lusa
  • 24 Fevereiro 2023

No quarto trimestre de 2022, o regulador aplicou seis coimas, no valor de 350 mil euros, e proferiu decisão em 12 processos de contraordenação, tendo ainda instaurado nove destes processos.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou esta sexta-feira ter aplicado seis coimas, no valor de 350.000 euros, e proferido decisão em 12 processos de contraordenação, tendo ainda instaurado nove destes processos, no quarto trimestre de 2022.

Num comunicado divulgado no seu site, o regulador detalha que, dos 12 processos decididos, um deles resultou de violação dos deveres de negociação em mercado, um outro de violação dos deveres de informação ao mercado e outro ainda de violação dos deveres de intermediação financeira.

Entre os processos de contraordenação decididos houve ainda um referente à atividade dos organismos de investimento coletivo, quatro por violação dos deveres de atuação dos auditores e quatro relativos a deveres de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Durante o último trimestre do ano passado, a CMVM diz ainda ter instaurado nove processos de contraordenação: um por violação dos deveres de informação ao mercado, dois por violação dos deveres de intermediação financeira, dois por violação dos deveres de atuação dos auditores e quatro referentes a deveres de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

No total, em dezembro, estavam em curso 67 processos de contraordenação na CMVM, dos quais 26 referentes à atuação dos auditores, 17 a violações de deveres de intermediação financeira, oito relativos à atividade dos organismos de investimento coletivo, seis a violação de deveres de negociação em mercado, cinco a violações de deveres de informação ao mercado e outros cinco referentes a deveres de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Entre outubro e dezembro foi também decidido um processo em tribunal relativo à violação de deveres de intermediação financeira, encontrando-se, no final de dezembro, seis processos pendentes de decisão nos tribunais. Nas decisões proferidas durante o quarto trimestre de 2022, além das seis coimas aplicadas, registaram-se ainda cinco admoestações e um arquivamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM aplica seis coimas no valor de 350 mil euros no 4.º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião