Preços dos alimentos estão a subir mais em Portugal do que na Zona Euro

  • ECO
  • 25 Fevereiro 2023

Ovos, leite fresco, fruta em conserva, comida de bebé, carne de porco, açúcar, legumes e arroz são os bens que subiram mais em Portugal do que na Zona Euro.

Entre os dez bens e serviços em que os preços subiram mais em Portugal do que na Zona Euro, oito são produtos alimentares. O aumento do custo do transporte dos bens e os preços “historicamente baixos” de alguns produtos são apontados como as causas deste comportamento, segundo responsáveis do setor e da distribuição.

Ovos, leite fresco, fruta em conserva, comida de bebé, carne de porco, açúcar, legumes e arroz são os bens que subiram mais em Portugal do que na Zona Euro, segundo um levantado publicado neste sábado pelo jornal Público. (acesso pago)

A situação contraria o cenário imediatamente antes da atual crise inflacionista: o ritmo a que estavam a crescer os preços dos alimentos em Portugal era menor do que o registado na zona euro. Em outubro de 2021, a inflação nos bens alimentares em Portugal era de 0,5%; na zona euro estava nos 1,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços dos alimentos estão a subir mais em Portugal do que na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião