Mota-Engil tomba mais de 7% após apresentar resultados

Construtora liderada por Carlos Mota Santos está a tombar mais de 7%, após ter revelado que obteve um lucro de 41 milhões de euros em 2022, um aumento de 69%, tendo sofrido um recuo nas margens.

A Mota-Engil está a tombar mais de 7% em bolsa, no dia em que apresentou resultados anuais ao mercado. O grupo liderado por Carlos Mota Santos obteve um lucro de 41 milhões de euros em 2022, um aumento de 69% face ao período homólogo, mas assistiu a uma queda nas margens.

Pelas 10h30 desta quarta-feira, a construtora portuguesa estava a cair 7,31%, para 1,72 euros por ação, sendo a cotada que mais recuava no índice nacional português. Este desempenho acontece no dia em que a empresa divulgou que registou um resultado líquido positivo de 41 milhões referente ao ano passado. Contudo, a margem de EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) caiu de 16% em 2021 para 14% em 2022.

Os resultados foram influenciados por um período marcado pelo crescimento de 47% da atividade “para um patamar inédito de faturação de 3,8 mil milhões de euros, valor previsto de ser alcançado no Plano Estratégico em vigor apenas em 2026″.

Recorde-se ainda que, até ao início de fevereiro, as ações da construtora tinham acumulado ganhos de 54%, o que a colocava na altura como a empresa que mais brilhava na Europa.

Esta quarta-feira, o PSI cai 0,38%, para 6.034,41 pontos, quebrando um ciclo de quatro sessões consecutivas de ganhos. A pressionar o índice de referência nacional estão ainda as cotadas ligadas ao setor energético. No grupo EDP, “casa-mãe” a desliza 0,65%, para 4,745 euros, enquanto a EDP Renováveis cai 0,85%, para 19,245 euros. Já a Galp Energia recua 3,03% para 11 euros por ação, enquanto a GreenVolt cede 1,52%, para 7,15 euros.

Ainda entre os “pesos-pesados” e a evitar quedas mais expressivas do PSI estão a Jerónimo Martins e a Nos. A dona do Pingo doce avança 0,72% para 19,56 euros, enquanto a empresa de telecomunicações soma 0,91% para 4,22 euros por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil tomba mais de 7% após apresentar resultados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião