Mota-Engil tem consórcio português para a alta velocidade

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2023

Carlos Mota dos Santos anunciou que já existe um consórcio exclusivamente português para a alta velocidade. À Mota-Engil une-se a Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril.

A Mota-Engil vai unir-se a cinco outras empresas portuguesas para as concessões da alta velocidade no que toca à construção. É o grupo agora comandado por Carlos Mota dos Santos que lidera o consórcio, sendo que o novo CEO não exclui a possibilidade de “vir a ter parceiros, nomeadamente de vertente financeira”. Unem-se à Mota-Engil a Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril.

Em entrevista do Jornal de Negócios, o líder da Mota-Engil avança que a calendarização já está definida: “O calendário é, no terceiro para o quarto trimestre deste ano, serem lançados os primeiros concursos para as duas primeiras concessões – Porto-Oiã (Aveiro) e Oiã-Soure (Coimbra). E, passados dois anos, serão lançados mais dois concursos de concessões, de Soure até ao Carregado e, na linha do Porto para a Galiza, entre o aeroporto e Braga.”

O objetivo do consórcio é “provar que o setor em Portugal tem capacidade”. Face a 2008 – em que o consórcio para a alta velocidade contava com o BPI e o BES – Carlos Mota dos Santos clarifica: a concessionária vai ter um contrato de construção com este agrupamento, “mas depois é objetivo ter sócios de índole financeira. Seja fundos nacionais, seja fundos internacionais”. No entanto, não se prevê o envolvimento de qualquer banco, já que “não há apetite da banca por estes projetos, nem no passado houve”, admite.

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