Governo vai intensificar fiscalização de preços alimentares

Subida de preços dos produtos alimentares encontra-se acima da média da Zona Euro. ASAE vai avançar com mais ações de fiscalização, ao longo de toda a cadeia de distribuição.

O Governo, através da ASAE, está a “intensificar a fiscalização ao nível dos produtos alimentares”, adianta o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços. Nuno Fazenda explica que esta ação se deve ao facto de o aumento dos preços nestes produtos estar acima da inflação registada em Portugal, bem como acima da média da Zona Euro.

“A inflação é de 8,6%, mas quando falamos de bens alimentares sobe para mais de 21% — muito acima da média da Zona Euro“, indica o secretário de Estado, em declarações transmitidas pela RTP3. Há mesmo produtos onde a subida de preços chega a ser de mais de 30% ou 40% e por exemplo no “leite é de 70% face ao ano passado”.

Perante esta situação, o Governo decidiu então intensificar a fiscalização do preço dos alimentos, sendo que arrancou esta quarta-feira já “uma ação inspetiva em todo o país com 38 brigadas para ação de fiscalização ao nível dos produtos alimentares”, desenvolvida pela ASAE.

A fiscalização será então intensificada “em toda a cadeia de distribuição” por forma a identificar as causas dos aumentos de preços, sendo que está a ser analisada a “especulação dos preços”, nomeadamente dos praticados “na prateleira”, mas também ao longo de toda a cadeia. Nos últimos seis meses, a ASAE fiscalizou cerca de 800 operadores, o que originou 40 processos-crime e 80 contraordenações.

Nuno Fazenda argumenta ainda que o “aumento exagerado dos preços não favorece ninguém, no limite prejudica até os próprios operadores económicos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai intensificar fiscalização de preços alimentares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião