StudentFinance fecha ronda de 39 milhões para expandir no Reino Unido e Alemanha

Com esta nova ronda eleva-se para 44,7 milhões de euros o capital já levantado pela startup que quer reforçar o hub de I&D com novos profissionais. Está a contratar.

A StudentFinance fechou uma ronda de investimento série A de 39 milhões, coliderada private equity portuguesa Iberis Capital e pela Smart Lenders, elevando para 44,7 milhões de euros o capital já levantado pela companhia. Expandir as operações no Reino Unido e na Alemanha, reforçar a aposta em Espanha e no hub de I&D em Portugal são alguns dos planos da startup portuguesa, que atua na área do financiamento para a requalificação profissional, com esta injeção de capital. Está a contratar para o hub de I&D em Portugal.

“A procura pelo desenvolvimento e pela aprendizagem das chamadas ‘competências do futuro’ atingiu níveis muito elevados porque há falta de profissionais com essas competências e queremos ajudar a colmatar essa lacuna em toda a Europa, ao mesmo tempo que capacitamos as pessoas a melhorar e progredir nas suas carreiras”, diz Marta Palmeiro, CFO da StudentFinance, citada em comunicado.

“Com o apoio dos nossos investidores, vamos capacitar a nossa equipa e a nossa plataforma com os recursos necessários para conseguirmos ajudar mais pessoas a melhorarem a sua condição profissional. Pretendemos disponibilizar mais cursos de forma a ajudarmos na construção de uma força de trabalho preparada para o futuro, em particular nas áreas das tecnologias, inteligência artificial e alterações climáticas”, refere ainda a também fundadora da Portugal Fintech que, em 2020, cofundou a StudentFinance, com Mariano Kostelec, cofundador da Uniplaces.

Apoiar mais de 2.000 formandos

Desde a sua fundação, a startup já apoiou mais de 2.000 formandos na Europa a encontrar novo emprego, tendo financiado projetos de educação, ministrados em mais de 50 entidades de formação, avaliados em mais de 15 milhões de euros.

A startup “desenvolve modelos de IA para mapear as competências com maior procura, identifica as principais entidades de ensino com capacidade para aprofundar essas competências e oferece opções flexíveis de financiamento para pessoas que pretendem requalificar-se através destes programas de ensino.”

O pagamento do financiamento só é feito “depois de os formandos encontrarem emprego com base nas novas competências adquiridas”, sendo o risco distribuído entre a startup, formandos e as entidades de formação que têm protocolos com a empresa. De acordo com a StudentFinance, depois da sua requalificação, os formandos registam um aumento médio salarial de 50%.

Marta Palmeiro e Mariano Kostelec

Nova fase de expansão

Para alimentar a nova fase de expansão, a startup levantou 39 milhões no mercado. Além da Iberis Capital, participaram nesta ronda – que teve uma componente de investimento em capital e de dívida – a SmartLenders Asset Management, a Armilar Venture Partners, a Mustard Seed Maze, a Giant Ventures e a Seedcamp. Outros investidores, como Nuno Sebastião (Feedzai), Felipe Navio (Jobandtalent), Rolf Schromgens (Trivago), Martin Villig (Bolt) e Tom Bloomfield (Monzo), integram a estrutura a acionista.

“A StudentFinance foi pioneira na criação de um modelo para abordar um dos desafios mais urgentes do mercado de trabalho: a lacuna nas competências da área digital e da economia verde. Removendo a barreira do financiamento nestas formações, a StudentFinance está a democratizar o acesso a estas competências, que são cada vez mais procuradas no mercado de trabalho. É com muito entusiasmo que acompanhamos o ciclo de expansão da StudentFinance que hoje se inicia”, justifica Diogo Chalbert Santos, cofundador da Iberis Capital, citado em comunicado.

Nova injeção de capital vai alimentar a “expansão das operações no Reino Unido e na Alemanha, e reforçar a aposta em Espanha através de uma parceria com o Fundo Europeu de Investimento”. Até 2026, a startup “pretende financiar 800 milhões de euros, apoiando a requalificação de 200 mil profissionais.”

Reforçar hub de I&D

Investimento será ainda canalizado para dinamizar crescimento do hub de I&D, a operar a partir de Portugal, contribuindo contribuirá para a criação de emprego qualificado. A StudentFinance pretende “contratar no país profissionais para as funções de data scientist, data engineer, back-end & front-end engineer e product manager que darão suporte às operações da empresa na Europa, nos mercados britânico, alemão, espanhol, português e finlandês.”

Empregando uma equipa de 30 pessoas, das quais 44% são mulheres, a StudentFinance tem um modelo de trabalho remoto, com colaboradores a trabalhar a partir de Portugal, Reino Unido, Espanha, Chipre, Brasil, Noruega e Bulgária.

Com esta nova ronda de investimento, a empresa eleva para 44,7 milhões de euros o capital levantado em três rondas de financiamento, junto a investidores como a Iberis Capital, SmartLenders Asset Management, Armilar Venture Partners, Mustard Seed Maze, Giant Ventures, Seedcamp, Sabadell Venture Capital ou Silinga.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

StudentFinance fecha ronda de 39 milhões para expandir no Reino Unido e Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião