EDP propõe aumento do dividendo para 20 cêntimos em 2026

Este ano, a EDP propõe um dividendo de 19 cêntimos por ação, em linha com os anos anteriores.

A EDP anunciou esta quinta-feira a implementação de uma nova política de dividendos, com um rácio de payout entre 60 a 70% e um aumento do dividendo mínimo para 20 cêntimos por ação em 2026. Este ano, a EDP ainda propõe um dividendo de 19 cêntimos por ação, em linha com os anos anteriores.

Esta nova política é anunciada dias depois de ter sido comunicado que a subsidiária EDP Renováveis propõe alterar a remuneração acionista. O Conselho de Administração da empresa de energias limpas vai propor na Assembleia Geral Ordinária de acionistas a substituição do dividendo ordinário correspondente ao ano de 2022 por um programa de remuneração flexível para os acionistas.

A EDP Renováveis opta, assim, pela troca dos dividendos por direitos de incorporação — isto é, em direitos sobre a emissão de novas ações, no seguimento de um aumento de capital da empresa no valor máximo de 275 milhões de euros, a ser concretizado este ano.

Esta decisão também eleva o payout ratio da cotada para o intervalo entre os 30% e os 50%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP propõe aumento do dividendo para 20 cêntimos em 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião