Desemprego estabiliza na Europa, mas aumenta em Portugal e está acima da média comunitária

A taxa de desemprego em janeiro foi de 6,7% na Zona Euro e de 6,1% na União a 27, valores que se mantém estáveis há três meses consecutivos. Em Portugal a tendência é contrária e há um agravamento.

A taxa de desemprego em janeiro manteve-se estável face ao mês anterior tanto na União Europeia com na Zona Euro, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat. Portugal contraria a tendência com uma taxa de desemprego de 7,1% que é superior à média de comunitária e exibindo uma tendência de agravamento.

A taxa de desemprego em janeiro foi de 6,7% na Zona Euro e de 6,1% na União a 27, valores que se mantém estáveis há três meses consecutivos. Precisamente o contrário do que acontece em Portugal, que regista um aumento deste indicador desde julho de 2022 (embora em novembro tenha havido uma estabilização nos 6% para depois voltar a progredir). Um “sinal de alerta”, disse na quarta-feira o Presidente da Republica, tendo em conta que a economia internacional ainda está a ter uma recuperação “lenta”.

“Em janeiro, a taxa de desemprego da Zona Euro ajustada à sazonalidade foi de 6,7%, estável face a dezembro de 2022 e menor do que os 6,9% registados em janeiro de 2022”, sublinha o comunicado do Eurostat. Já na União Europeia a taxa em janeiro foi de 6,1%, também estável face ao mês anterior e também inferior relativamente aos 6,3% homólogos.

Fonte: Eurostat

O Eurostat estima que 13.227 milhões de pessoas na UE, das quais 11.288 milhões na Zona Euro, estavam desempregadas em janeiro, o que significa que há menos 318 mil pessoas desempregadas do que em janeiro de 2022 na UE e 220 mil na área do euro.

Portugal tem a quarta taxa de desemprego jovem mais elevada

Já no que diz respeito ao desemprego jovem, de acordo com o Eurostat, em janeiro deste havia 2.781 milhões de pessoas com menos de 25 anos desempregadas, das quais 2.286 milhões na área do euro. Isto traduz-se numa taxa de desemprego jovem de 14,4% na UE e na Zona Euro — um abrandamento face aos 14,5% do mês anterior e um aumento face aos 14,3%, respetivamente. Em ambos os casos este indicador teve um agravamento em termos homólogos (mais 116 mil de jovens na UE e mais 112 mil na zona euro).

Portugal também registou um agravamento do desemprego ao subir para 20,5% face ao mês anterior, mas, neste caso, o aumento verifica-se apenas há três meses consecutivos e não desde julho de 2022, como na taxa de desemprego. Em termos homólogos a subida foi de apenas uma décima. Comparativamente com os restantes países para os quais existem dadas, Portugal tem a quarta taxa de desemprego jovem mais elevada.

Espanha, Itália e Eslováquia são os países que apresentam as taxas de desemprego jovem mais elevadas. No caso espanhol foi de 29,6%, mas ficou estável face ao mês anterior; no entanto, em Itália (22,9%) houve um ligeiro agravamento face ao mês anterior, mas uma queda significativa em termos homólogos (25,4%); e na Eslováquia (20,8) ocorreu o inverso, ou seja, desceu face a dezembro de 2022 e subiu face a janeiro de 2022. A Grécia, país com uma taxa de desemprego jovem historicamente elevada, ainda não tem dados disponíveis.

Já na análise por sexo, o desemprego entre as mulheres é mais elevado (6,5%, estável face a dezembro) do que entre os homens (5,7%, uma descida de um ponto percentual face ao mês anterior). Já na Zona Euro estes valores são mais altos: a taxa de desemprego feminina é de 7,2% (mais um ponto face a dezembro) e masculina foi de 6,2% (menos um ponto face ao mês anterior)

(Notícia atualizada às 11h08 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego estabiliza na Europa, mas aumenta em Portugal e está acima da média comunitária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião