Ministério Público investiga gestores hospitalares por usarem carros oficiais nas férias

  • ECO
  • 5 Março 2023

Entre os visados desta investigação estão o atual presidente do CHTS e o seu antecessor. Centro hospitalar terá sido lesado em quase 63 mil euros, com gastos de combustível, portagens e estacionamento

O Ministério Público (MP) está a investigar onze gestores hospitalares do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) por, alegadamente, usarem os carros de serviço para fins pessoais, avança o Jornal de Notícias (acesso livre). Unidade hospitalar, que é composta pelos hospitais de Penafiel e de Amarante, terá sido lesada em quase 63 mil euros, só em pagamentos de combustível, portagens e parques de estacionamento.

Entre os visados estão o atual presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, e o seu antecessor, Carlos Vaz. A investigação reporta a condutas de 2016 e 2018 e surge após a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) ter concluído, em janeiro de 2019, que esses administradores tinham carros atribuídos que usavam em funções oficiais, mas também para fins pessoais como para viajar em dias de descanso e férias.

Ao JN, a IGAS defende que estes pagamentos podem “consubstanciar uma infração financeira, passível de eventual responsabilidade financeira sancionatória e reintegratória, sem prejuízo de reposição dos montantes ilegalmente recebidos”. Já a administração do CHTS confirma “que está em curso um inquérito”, mas sublinha que este se encontra em segredo de justiça, pelo que se escusa a fazer comentários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público investiga gestores hospitalares por usarem carros oficiais nas férias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião