Consumo de combustíveis recua 3,8% de dezembro para janeiro

  • Lusa
  • 7 Março 2023

O consumo de combustíveis em Portugal diminuiu 3,8% em janeiro, face a dezembro, com recuos no gasóleo e na gasolina e aumentos no combustível para aviação (jet) e GPL.

O consumo de combustíveis em Portugal diminuiu 3,8% em janeiro, face a dezembro, com recuos no gasóleo e na gasolina e aumentos no combustível para aviação (jet) e GPL, divulgou esta terça-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

De acordo com o boletim mensal do Mercado dos Combustíveis e GPL da ERSE, em janeiro, “o consumo global [de combustíveis derivados de petróleo] diminuiu 24,9 kton [quilotoneladas] face ao mês anterior, o que representa um decréscimo de 3,8%”.

A diminuição do consumo ocorreu na gasolina (-10,0%) e no gasóleo (-4,8%). Em contraciclo, houve um aumento no consumo de jet (+3,8%) e de GPL (gás de petróleo liquefeito, +0,3%).

Comparativamente a janeiro de 2022, o consumo foi superior em 15,7% (86,8 kton), com um aumento no consumo de ‘jet’ (+42,0%), de gasolina (+15,6%), de gasóleo (+11,2%) e de GPL (+2,4%) no mesmo período.

Já face ao período homólogo pré-pandémico de 2020, o consumo verificado em janeiro foi inferior (-6,5 kton), com uma diminuição no consumo de GPL (-16,0%), de gasolina (-1,3%) e de gasóleo (-0,8%). Contrariamente, no mesmo período, aumentou o consumo de jet (+5,1%).

A ERSE aponta ainda que, em janeiro, os Preços de Venda ao Público (PVP) médios do gasóleo e da gasolina no mercado nacional “acompanharam o comportamento dos mercados internacionais e registaram aumentos de 3,2% e 0,2%, respetivamente, face ao mês anterior“.

Segundo o regulador, os hipermercados “mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento ‘low cost'”.

No primeiro mês do ano, os distritos de Castelo Branco, Braga e Santarém registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos em Portugal continental, enquanto Bragança, Beja, Lisboa e Faro apresentaram os preços mais altos.

Relativamente à garrafa de GPL (butano e propano), Braga, Viseu e Castelo Branco registaram, para Portugal continental, o menor custo, enquanto Leiria, Beja e Évora apresentam os preços mais elevados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo de combustíveis recua 3,8% de dezembro para janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião