Exclusivo Idea Spaces compra NOW Beato. Querem “exponenciar posicionamento” nas indústrias criativas

A rede de coworks conta adicionar no segundo semestre uma nova localização à rede, elevando para seis o número de espaços de coworks. Nova gestão da Idea Spaces assume NOW Beato em abril.

A Idea Spaces comprou o Now Beato, passando a oferecer um quinto espaço de cowork em Lisboa. A mudança de gestão é já em abril. O valor da operação não é conhecido. “Exponenciar o posicionamento do NOW, virado para as indústrias criativas, culturais e sustentabilidade” é o “grande objetivo” dos novos gestores.

Com esta aquisição, “uma oportunidade não planeada”, a Idea Spaces adiciona um novo espaço muito ligado às indústrias criativas à sua rede de espaços.

“Já há muito tínhamos a vontade de apostar mais na criatividade, arte e cultura, tentando ter um papel dinamizador nessas áreas. Pontualmente, na nossa história, quisemos demonstrá-lo e praticá-lo, como o mural pintado nas paredes do Idea Saldanha, pelos artistas locais Los Pepes Studio ou a mostra de peças dos artistas do projeto Lá vem o Dia, no Idea Palácio”, refere João Carlos Simões, CEO do Idea Spaces, à ECO Pessoas.

“Com o NOW, essa oportunidade coloca-se diante de nós de forma inegável. Não foi uma oportunidade planeada, mas representa muito mais do que um aumento de localizações; representa a honra de poder dar continuidade ao legado do Fernando Mendes (fundador do CoworkLisboa)”, explica.

Planos para o NOW Beato

Fundado em 2018, por Fernando Mendes, Paulo Dias e Miguel Muñoz Duarte, o NOW Beato nasceu da transformação de um antigo armazém de vinho de 1904, para um espaço de cowork que acolhe uma série de empresas que atuam na área das indústrias criativas, bem como trabalhadores remotos e eventos.

O Manicómio, Byar, Wonderwall, Grace, Sair da Casca, iMatch e Jack the Maker são algumas das empresas que fazem do NOW Beato a sua segunda casa e, agora, passam a integrar a comunidade Idea Spaces, com mais de 2.870 membros, e 360 empresas.

NOW Beato está com uma taxa de ocupação a rondar os 80%, contudo, estamos a projetar uma reorganização do espaço de forma a ter mais capacidade para receber mais empresas, mais nómadas, mais eventos.

 

A Idea Spaces adiciona mais de 2.000 metros quadrados de área, passando a gerir 16.500m2 de espaço de trabalho em Lisboa, em cinco espaços de cowork, num investimento que o responsável da rede de coworks não quis adiantar.

Atualmente, o NOW Beato “está com uma taxa de ocupação a rondar os 80%, contudo, estamos a projetar uma reorganização do espaço de forma a ter mais capacidade para receber mais empresas, mais nómadas, mais eventos”, adianta o responsável da Idea Spaces.

“Estamos a auscultar a comunidade local para compreender e identificar os pontos de melhoria. Não pretendemos mudar a marca ou a experiência da mesma, mas melhorar o espaço e os serviços, de forma a construirmos (com os membros residentes) uma experiência ainda melhor“, refere João Carlos Simões. “O grande objetivo é que haja um impacto maior e mais positivo no meio envolvente, apostando em exponenciar o posicionamento do NOW, virado para as indústrias criativas, culturais e sustentabilidade”, afiança.

A partir de abril, muda a equipa de gestão. O que muda na vida dos coworkers? “Vamos trabalhar para que a experiência pessoal, social e profissional seja sempre melhor e mais relevante. Isso é uma premissa nossa, sempre será em qualquer espaço”, começa por dizer o CEO da Idea Spaces.

NOW BeatoDR

“2023 é um ano que queremos apostar na felicidade dos nossos membros, das pessoas que fazem com que a comunidade Idea, e agora NOW, seja cada vez mais dinâmica, e feliz. Para além disso, vamos trabalhar para criar um ponto de intersecção entre os dois projetos, sendo que todos os membros continuarão a ter acesso a todos os espaços, sejam Idea ou NOW.”

Nova abertura na segunda metade do ano

Num momento em que o setor de coworking está dinâmico e a investir em novos espaços, para 2023 a Idea Spaces tinha como objetivo abrir, pelo menos, um novo espaço, segundo revelou, em janeiro, o responsável da rede à ECO Pessoas.

“A aquisição do NOW Beato não estava planeada. Vamos agora acrescentar uma nova localização à rede, mas a próxima localização só terá lugar no segundo semestre“, adianta.

A rede previa ainda uma subida na ordem dos 20%, para cerca de seis milhões de euros, da vossa faturação. Com esta adição à rede qual a previsão?

“Ainda é muito recente para fazer novos cálculos. Estando o Idea no estágio de atualização do business plan, a nossa prioridade com a aquisição do NOW é consolidação, melhoria e oferta de uma experiência diversa.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Idea Spaces compra NOW Beato. Querem “exponenciar posicionamento” nas indústrias criativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião