UE alcança acordo provisório para aumentar eficiência energética em 11,7% até 2030

  • Lusa
  • 10 Março 2023

A UE chegou a um acordo para reduzir em 11,7% o consumo de energia até 2030, que deverá ainda ser aprovado pelo Parlamento Europeu e os Estados-membros.

A União Europeia (UE) chegou esta sexta-feira a um acordo para reduzir em 11,7% o consumo de energia até 2030, no âmbito do combate às alterações climáticas, que deverá ainda ser aprovado pelo Parlamento Europeu (PE) e os Estados-membros.

O acordo de princípio alcançado pelos negociadores do PE e do Conselho da UE estabelece uma meta de eficiência energética de 11,7% até 2030, sendo que cada um dos 27 Estados-membros se comprometerá a reduzir gradualmente o consumo energético.

Os 27 terão de atingir novas metas de 1,9% de poupança no consumo final de energia, até final de 2030, face aos atuais 0,8%.

A legislação acordada introduz uma 40436773

O acordo provisório hoje alcançado terá de ser formalmente adotado pelo PE e pelo Conselho. Uma vez o processo legislativo concluído, é publicado no Jornal Oficial da UE e entra em vigor.

A eficiência energética integra o Pacto Ecológico Europeu, uma estratégia de longo prazo para tornar neutro o impacto da UE no clima até 2050, nomeadamente com a redução das emissões de gases com efeito de estufa em 55% até 2030, face aos níveis de 1990.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE alcança acordo provisório para aumentar eficiência energética em 11,7% até 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião