Já vai poder saber o impacto ambiental dos eletrónicos que compra

Mais de metade dos consumidores exigem mais transparência sobre o impacto ambiental dos produtos que compram. Fintech vai passar a dar "crachás" de sustentabilidade aos produtos eletrónicos.

A Klarna, fintech especializada em pagamentos a prestações, vai passar a atribuir “crachás” de sustentabilidade aos produtos de marcas de eletrónica para ajudar os consumidores a fazerem compras online com menos impacto ambiental. A decisão surge depois de a Klarna ter apurado que 56% dos consumidores (64% em Portugal) exigem cada vez mais transparência sobre o impacto ambiental das suas compras e que 37% dos inquiridos (56% em Portugal) revela que considera importante que as marcas atuem de forma ambientalmente sustentável.

Com este novo recurso, os utilizadores da Klarna podem aceder a métricas mais abrangentes sobre as suas compras de produtos eletrónicos. A app de pagamentos passa a facultar informações como as emissões de gases de efeito estufa das marcas e o recurso às energias renováveis na produção.

“Estamos a expandir os insights que fornecemos para o espaço da eletrónica, que é uma categoria que historicamente não tem sido tão avançada em termos de informações de sustentabilidade disponíveis. O nosso objetivo é continuar a expandir em mais verticais no futuro, incluindo beleza, casa e jardim e muito mais”, revela Salah Said, head of sustainability da Klarna ao Capital Verde. A responsável dá ainda conta que esta nova ferramenta serve de complemento às “coleções conscientes”, um serviço também na app que disponibiliza aos compradores informações sobre o desempenho de sustentabilidade das marcas de moda e calçado.

“O nosso foco é incentivar o consumo consciente aos nossos consumidores e padrões de produção mais sustentáveis ​​aos nossos parceiros retalhistas. Não vemos necessariamente como sendo a nossa responsabilidade dizer aos nossos clientes o que fazer, mas sim ajudá-los a tomar decisões mais conscientes, fornecendo informações e opções de qualidade, bem como uma alternativa mais justa e sustentável“, acrescenta Said.

Os “crachás” serão acessíveis aos consumidores através da página de detalhes de transações na app Klarna, depois de ser feita uma compra de produtos de eletrónica. Nas próximas semanas, indica a fintech, também estarão visíveis para os consumidores no perfil da app o rastreador de CO2e da Klarna, independentemente de terem feito ou não uma compra deste tipo de produtos.

Os “crachás” de sustentabilidade ou de responsabilidade (conscious badges), foram criados em parceria com com a Clarity AI, uma plataforma de tecnologia de sustentabilidade e passa a ficar disponível na app da Klarna para os mais de 150 milhões utilizadores. Para categorizar o desempenho ambiental dos produtos, foram criados cinco crachás:

  • Emissões diretas de gases do efeito estufa: se a empresa estiver entre os 10% de empresas avaliadas pela Clarity AI ​​que apresentem as menores emissões diretas relacionadas com a energia de gases do efeito estufa, isto é, emissões que provêm diretamente das operações da empresa.
  • Emissões indiretas de gases de efeito estufa: se a empresa estiver entre os 10% de empresas avaliadas pela Clarity AI ​​com as menores emissões indiretas de gases de efeito estufa, ou, emissões que ocorrem na cadeia de valor da empresa.
  • Compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa: Se a empresa se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa de acordo com a meta de limitar o aquecimento global a 1,5ºC.
  • Divulgação de emissões de gases de efeito estufa: Se a empresa divulgar emissões diretas relacionadas com energia e indiretas de gases de efeito estufa.
  • Utilização de energia renovável: Se mais de 90% da energia utilizada por esta empresa provém de fontes renováveis.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já vai poder saber o impacto ambiental dos eletrónicos que compra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião