Biden garante que vai impor maior regulação para os bancos

Além de garantir que os depósitos dos americanos estão salvaguardados e reforçar a ideia de que o sistema bancário dos EUA está sólido, Joe Biden anunciou que irá impor maior regulação ao setor.

O Presidente dos EUA voltou a reforçar a mensagem que deixou este domingo num comunicado, de que as poupanças dos americanos estão seguras e que “os contribuintes americanos não terão de assumir qualquer custo com as perdas” geradas pela falência do banco Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank

“Todos os clientes que tinham depósitos nestes bancos [SVB e Signature Bank] podem estar seguros, podem estar descansados. Estão protegidos e podem ter acesso ao seu dinheiro a partir de hoje. Isso inclui as pequenas e médias empresas que precisem do dinheiro para pagar os salários aos seus funcionários e as suas contas”, referiu Joe Biden numa conferência de imprensa dada esta segunda-feira.

O Presidente dos EUA revelou ainda que o dinheiro para garantir as poupanças dos clientes destes dois bancos virá das quotas que os bancos pagam para o fundo de depósitos e deixou bem claro que pretende reforçar a regulamentação do setor bancário para que situações como a do SVB e do Signature Bank não voltem a acontecer.

“Já pedi aos reguladores e ao Congresso para reforçarem as normas bancárias, para que seja menos provável que este tipo de episódios volte a acontecer”, referiu o governante, sublinhando que apesar de durante a administração Obama/Biden ter sido colocado em prática uma série de normas muito duras para os bancos, como forma de garantir que episódios como à crise de 2008 não voltasse, a administração de Donald Trump retirou grande parte desses pilares.

Biden quis também deixar claro que a sua administração de tudo fará para responsabilizar os culpados da falência das duas instituições financeiras, sublinhando que além dos membros da gestão destes bancos serem imediatamente despedidos (os bancos foram tomados pela FDIC) e os depósitos dos clientes salvaguardados, os acionistas destes bancos não serão protegidos.

“Os investidores assumiram o risco no seu investimento com a perspetiva de ganharem dinheiro. E como isso não aconteceu perderam o seu dinheiro. É assim que funciona o capitalismo”, disse Joe Biden.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden garante que vai impor maior regulação para os bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião