OCDE recomenda que preços das portagens variem em função das emissões

Ao mesmo tempo, a OCDE apela a que se suprima o "tratamento fiscal preferencial para os veículos mais antigos".

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recomenda que os preços das portagens variem consoante as emissões dos veículos e que se suprima o “tratamento fiscal preferencial para os veículos mais antigos”, a fim de rejuvenescer a frota.

Esta recomendação foi feita no âmbito da quarta Avaliação de Desempenho Ambiental de Portugal, apresentada esta terça-feira, 14 de março, na qual a OCDE faz uma análise dos progressos de Portugal no sentido de atingir os seus objetivos de neutralidade de carbono e desenvolvimento sustentável, assim como de desempenho na ecologização do seu mix energético, na melhoria da qualidade do ar, na gestão da água e dos resíduos, e na inversão da perda de biodiversidade.

Além das recomendações em relação aos veículos já referidas, a OCDE defende também que gradualmente seja colmatada a diferença fiscal entre gasóleo e gasolina e que continuem a ser desenvolvidas zonas de baixas emissões nas cidades, “com normas rigorosas nas cidades que excedam os limites de qualidade do ar”.

Em paralelo, a OCDE espera que sejam reduzidas as emissões dos veículos e a dependência do automóvel. Isto, através de apoios à aquisição de veículos de baixas emissões e da implantação de estações de carregamento em todo o país. Por outro lado, fica sugerido que o montante que deveria ser dirigido à construção de novas estradas passe a ser usado para investimento na linha ferroviária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OCDE recomenda que preços das portagens variem em função das emissões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião