EDP vai usar 800 milhões da venda da Naturgas para reduzir dívida
A EDP vendeu em março a rede de gás natural que operava em Espanha por 2,591 mil milhões de euros, valor que representa uma mais-valia de 700 milhões.
Dos quase 2,6 mil milhões que a EDP encaixou com a venda da Naturgas, 800 milhões vão servir para reduzir dívida. O número é avançado por António Mexia, presidente executivo da energética, em entrevista ao Dinheiro Vivo e à TSF.
"Soubemos fazer aquilo que era necessário no momento certo, ajustámos o nível de investimento, soubemos fazer vendas de ativos, às vezes minoritários, outras vezes na totalidade.”
“Soubemos fazer aquilo que era necessário no momento certo, ajustámos o nível de investimento, soubemos fazer vendas de ativos, às vezes minoritários, outras vezes na totalidade”, disse Mexia na entrevista, referindo-se ao período de 2012, quando “o mercado estava fechado para toda a gente em Portugal”.
“Foi o que fizemos agora com a Naturgas, numa operação que é considerada talvez a mais interessante de toda a Europa neste momento, ou seja, em termos de múltiplos — de quantas vezes conseguimos vender os resultados anuais –, e vamos dedicar 800 milhões à redução da dívida“, acrescenta.
A EDP anunciou a venda da Naturgas, a rede de gás natural que operava em Espanha, a 27 de março, no mesmo dia em que anunciou o lançamento da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis. A venda ficou fechada por 2,591 mil milhões de euros, valor que representa uma mais-valia líquida de cerca de 700 milhões de euros.
Além de ajudar a reduzir a dívida, o montante arrecadado com esta venda vai servir para financiar a OPA à Renováveis, que poderá custar 1,3 mil milhões de euros à casa-mãe.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP vai usar 800 milhões da venda da Naturgas para reduzir dívida
{{ noCommentsLabel }}