China Three Gorges baixa posição no capital da EDP

  • ECO
  • 14 Março 2023

Os chineses da China Three Gorges não acompanharam o aumento de capital da elétrica nacional na mesma proporção e desceram a sua posição para menos de 21%.

No seguimento do aumento de capital de mil milhões da EDP, que gerou a emissão de 218,34 milhões de novas ações, a elétrica comunicou esta terça-feira ao mercado que o seu maior acionista, a China Three Gorges, subscreveu “45.755.458 ações representativas de aproximadamente 1,09% do capital social da EDP.”

A empresa liderada por Miguel Stilwell revela que as novas ações foram subscritas pela China Three Gorges ao preço de 4,58 euros por ação, que se traduz num investimento de 209,6 milhões de euros. Com esta operação, a China Three Gorges vê a sua posição na estrutura acionista da EDP diluir em 0,22 pontos percentuais, passado de 21,08% para 20,861%.

Recorde-se que o aumento do capital da EDP ocorreu por meio do processo de um processo de “accelerated bookbuilding” (o “ABB”) lançado pela EDP a 2 de março pela colocação das novas ações junto da China Three Gorges e de dois novos acionistas: o fundo soberano de Singapura e uma afiliada do fundo soberano Abu Dhabi Investment Authority, que terão ficado com posições semelhantes na estrutura do capital da elétrica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China Three Gorges baixa posição no capital da EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião