Marrocos junta-se a Portugal e Espanha na candidatura ao Mundial2030

  • Lusa
  • 14 Março 2023

O rei de Marrocos, que anunciou que aquele país africano se junta à candidatura ibérica, não fez referência à Ucrânia, que já após a invasão russa se tinha juntado a Portugal e Espanha.

O Rei de Marrocos, Mohammed VI, anunciou esta terça-feira que aquele país africano se vai juntar a Portugal e Espanha, que estavam alinhados com a Ucrânia, na candidatura à organização do Mundial de futebol de 2030.

Em Kigali, capital do Ruanda, onde decorre o Congresso FIFA, Mohammed VI anunciou uma candidatura “sem precedentes na história do futebol, que vai unir África e Europa, o norte e o sul do Mediterrâneo, e os mundos africano, árabe e euro-mediterrâneo“, além de trazer “o melhor de todos”, numa mensagem do monarca que foi lida na entrega de um prémio da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Portugal e Espanha tinham anunciado uma candidatura ibérica à organização do Mundial2030, à qual se juntou mais tarde a Ucrânia, já depois da invasão russa daquele país, mas o soberano marroquino não fez referência aos ucranianos, deixando antever que este país saia do projeto.

FIFA aprova Mundial2026 com 48 seleções

Por outro lado, a FIFA aprovou esta terça-feira o novo formato competitivo do Campeonato do Mundo de 2026 de futebol, que será disputado por 48 seleções, divididas em 12 grupos, ou seja mais 16 equipas do que o habitual na prova.

Esta foi uma das decisões que saíram do 73.º congresso do organismo, que decorreu em Kigali, no Ruanda, sendo que ficou igualmente definido que a final do Mundial2026, que vai ser organizado por Estados Unidos, Canadá e México, terá lugar em 19 de julho.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da FIFA, que, assim, deixou ‘cair’ uma outra opção, que contemplava um formato de 16 grupos com três seleções cada.

Além do aumento de 32 para 48 equipas, o Campeonato do Mundo passará a integrar 16 avos de final, ao contrário do que vinha sucedendo até agora, em que os dois primeiros classificados dos oito grupos apuravam-se para os oitavos de final.

Desta forma, em 2026, além dos dois primeiros classificados, também se apurarão para os 16 avos de final os oito melhores terceiros colocados, um pouco à semelhança do que já sucede no Campeonato da Europa, em que também se apuram os quatro melhores terceiros, mas, no caso, para os ‘oitavos’.

O calendário do Mundial2026 incluirá, assim, um total de 104 partidas, ou seja mais 40 do que atualmente. O Conselho da FIFA aprovou ainda a criação de um grupo de trabalho para discutir e implementar princípios de bem-estar dos futebolistas, como por exemplo períodos obrigatórios de descanso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marrocos junta-se a Portugal e Espanha na candidatura ao Mundial2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião