Como aquecer a casa com custos menores na fatura da luz?

  • Capital Verde
  • 15 Março 2023

Aquecer (ou arrefecer) a casa continua a ser um dos hábitos de consumo doméstico que mais influencia a fatura da eletricidade ao final do mês. Mas existem formas de poupar. Saiba quais.

Aquecer (ou arrefecer) a casa continua a ser um dos hábitos de consumo domésticos que mais influencia a fatura da eletricidade ao final do mês. E a realidade piora se a casa onde reside não for energeticamente eficiente. Estima-se que mais de 34 milhões de pessoas em toda a União Europeia vivam em diferentes níveis de pobreza energética. Portugal é um dos piores países europeus nesta matéria, segundo as estatísticas do Eurostat.

Segundo estimativas avançadas pela Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050, entre 1,2 e 2,3 milhões de portugueses vivem em situação de pobreza energética moderada e entre 660 e 740 mil pessoas encontram-se numa situação de pobreza energética extrema.

Segundo um estudo levado a cabo pela Lisboa E-Nova, Agência de Energia e Ambiente de Lisboa e a Agência de Energia do Porto, em Lisboa e no Porto, cerca de 40% dos participantes residentes admite desconforto em relação à temperatura em casa durante o inverno. E, enquanto 32% dos respondentes diz-se igualmente desagradado com a temperatura em casa durante o verão, em Lisboa, essa percentagem desce para os 23% quando analisados os resultados do Porto.

Colmatar esse desconforto térmico, no inverno, com o recurso aos aquecedores portáteis e/ou fixos é a alternativa mais comum, depois de as bebidas quentes e as mantas térmicas já não serem capazes de o fazer de forma eficaz. A decisão tem, naturalmente, impactos na fatura da eletricidade que, em 2023, viu os preços a sofrerem atualizações, tanto no mercado regulado como no livre.

Mas existem formas de poupar, pelo que lhe deixamos algumas dicas destacadas pela Selectra e Deco Proteste no dia em que se assinala o Dia do Consumidor:

  • Reforce do isolamento térmico da envolvente da habitação

Segundo Pedro Silva, especialista em Energia da entidade de defesa do consumidor, desta forma o consumidor consegue reduzir “as trocas térmicas com o exterior, o que faz com que as temperaturas interiores se mantenham mais confortáveis, reduzindo o recurso a equipamentos”, seja para aquecimento, no inverno, ou arrefecimento, no verão. Substituir janelas por outras mais eficientes e colmatar fendas e fissuras traz vantagens imediatas de conforto térmico, e também contribui para um melhor isolamento acústico, aconselha a Deco Proteste. Estas soluções pressupõem contudo investimentos.

  • Abra as persianas e cortinas durante o dia para deixar a radiação solar entrar e aquecer a casa

No inverno, a Deco Proteste recomenda que abram as janelas durante as alturas de sol, fechanda-os de noite para ajudar a conter o calor no interior, um método que deve ser aplicado ao contrário no verão — isto é, “fechar os dispositivos de proteção solar durante as horas de maior calor” — para manter o interior da casa mais fresco.

Da parte da Selectra recomenda-se a casa deve ser arejada, mesmo nos dias mais frios, no mínimo durante 10 minutos, de modo a diminuir a quantidade de humidade dentro de casa.

  • Programe o termóstato para os 19-21ºC

Da parte da Selectra é recomendado que faça o uso eficiente dos aquecedores, não ultrapassando a temperatura recomendada de 21º Celsius, uma vez que “cada grau acima disso pode encarecer a fatura em cerca de 7%”.

  • Desligue todas as fontes de aquecimento quando não lhes estiver a dar uso

Desligar todas as fontes de aquecimento sempre que se ausenta de casa, e antes de ir dormir, e colocar temporizadores nas tomadas elétricas para definir horas limite em que os aparelhos se podem manter ligados, também são formas de poupar na fatura mensal da luz, ao mesmo tempo que aquece a casa no inverno

  • Confira se tem o tarifário mais barato para o seu caso

Cada casa tem o seu próprio padrao de consumo, consoante o número de pessoas e os respetivos hábitos, pelo que a solução mais barata para uns pode ser diferente do que para outros. Nesse sentido, se quer baixar a fatura da energia, pode utilizar um simulador como aquele disponibilizado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para encontrar o tarifário que mais se adequa à sua situação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como aquecer a casa com custos menores na fatura da luz?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião