“Sempre que se fixa preços administrativamente as coisas não funcionam”, alerta Costa Silva

  • ECO
  • 17 Março 2023

Em entrevista, o ministro da Economia e do Mar avançou que "o mercado é o melhor instrumento" para fixar preços e dar resposta ao aumento do custo dos bens alimentares.

António Costa Silva considera que fixar preços administrativamente não é a solução para o aumento dos preços dos bens alimentares. Em entrevista ao Diário de Notícias, o ministro da Economia e do Mar explicou que o melhor instrumento é a “autorregulação“.

“Sempre que se fixa preços administrativamente as coisas não funcionam. Penso que o mercado é o melhor instrumento que temos para fixar preços. O que estamos a tentar desenvolver – o Governo tem agido em múltiplas dimensões – é tentar a autorregulação, o que significa que as empresas também façam uma oferta de produtos que sejam sensíveis a este clima de preços e que seja uma oferta positiva”, considera Costa Silva.

Para o político, “a autorregulação é o fundamental”, até porque algumas outras intervenções que têm sido feitas na Europa (como o caso francês), “podem não funcionar”, alerta. O ministro da Economia e do Mar chegou mesmo a ir mais longe e a dar como exemplo o caso do Presidente Nixon, dos Estados Unidos, “na sua célebre intervenção relativamente ao preço dos combustíveis”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Sempre que se fixa preços administrativamente as coisas não funcionam”, alerta Costa Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião