Inflação na Zona Euro abranda para 8,5% em fevereiro mas preços dos alimentos aceleram

Taxa de inflação na Zona Euro abrandou para 8,5%, menos 0,1 pontos percentuais do que em janeiro.

A taxa de inflação na Zona Euro abrandou pelo sexto mês consecutivo. Em fevereiro, a evolução do índice de preços no consumidor foi de 8,5% em comparação com o mesmo mês de 2022, menos 0,1 pontos percentuais do que em janeiro. O ritmo de subida de preços em Portugal (8,6%) ficou ligeiramente acima da média (8,5%).

Ainda em termos homólogos, a subida dos preços da energia abrandou para 13,7% face aos 18,9% verificados em janeiro. Na variação mensal (em cadeia), estes preços caíram 1,1%.

No entanto, aceleraram os preços restantes elementos que contribuem para a taxa de inflação, como os produtos alimentares, os bens industriais que não dependem de energia e os serviços.

Fonte: Eurostat

O maior contributo veio da componente dos alimentos, álcool e tabaco, que subiu 1,7% face a janeiro e acelerou, na comparação homóloga, de 14,1% para 15%. Dentro desta categoria, a maior subida homóloga registou-se nos alimentos não processados, com variação em cadeia de 3,7% e de 13,9% na variação homóloga (compara com 11,3%).

A taxa de inflação excluindo a energia e os alimentos, duas componentes mais voláteis, também subiu face a janeiro, para 7,7%. Os preços dos bens industriais não dependentes de energia cresceram 6,8% na variação homóloga e 0,8% face a janeiro. Nos serviços, o aumento foi de 4,8% (face a fevereiro de 2022) e de 0,9% em comparação com janeiro.

(Notícia atualizada às 10h45 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro abranda para 8,5% em fevereiro mas preços dos alimentos aceleram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião