Custo da mão de obra sobe 5,8% na UE. Portugal com menor avanço

  • Lusa
  • 17 Março 2023

Portugal (1,1%), Malta (2,8%) e Luxemburgo (3,0%) foram os Estados-membros onde os custos da mão de obra por hora menos subiram.

Os custos da mão de obra por hora avançaram, no quarto trimestre de 2022, 5,7% na Zona Euro e 5,8% na União Europeia (UE), com Portugal a registar a menor subida (1,1%) entre os Estados-membros, face ao período homólogo, divulga esta sexta-feira o Eurostat.

De acordo com os dados do serviço estatístico europeu, entre outubro e dezembro de 2022, a componente de salários e vencimentos aumentou, na Zona Euro 5,1% e na UE 5,4%, na comparação com o mesmo trimestre de 2021.

A vertente de custos não salariais, por seu lado, cresceu, respetivamente, 7,7% e 7,2%.

Portugal (1,1%), Malta (2,8%) e Luxemburgo (3,0%) foram os Estados-membros onde os custos da mão-de-obra por hora menos subiram, por oposição à Bulgária (16,5%), Lituânia (15,7%) e Hungria (14,9%).

O Eurostat destaca ainda que outros quatro países da UE registaram aumentos homólogos de mais de 10% no indicador: a Roménia (11,2%), a Eslovénia (10,8%), a Polónia (10,2%) e a Estónia (10,1%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custo da mão de obra sobe 5,8% na UE. Portugal com menor avanço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião