Produção na construção cresce 3,5% na União Europeia

  • Mariana Marques Tiago
  • 21 Março 2023

Em janeiro de 2023 a produção no setor da construção aumentou 3,9% na Zona Euro e 3,5% na UE. O país onde este setor mais cresceu foi a Alemanha (12,6%). Portugal ocupa o 14.º lugar da tabela.

No primeiro mês do ano registou-se um aumento da produção no setor da construção de 3,9% na Zona Euro e 3,5% na União Europeia, segundo as primeiras estimativas do Eurostat divulgadas esta terça-feira. No mês anterior a produção na construção tinha caído 2,3% e 2%, respetivamente. Os dados de janeiro de 2023, comparados com o ano anterior, apresentam um crescimento de 0,9% na produção na construção na Zona Euro e de 1,4% na UE.

De acordo com os dados, Portugal registou pela primeira vez em quatro meses um aumento da produção na construção, neste caso de 5,8%, e é o 14.º país que mais cresceu neste setor no último mês. Em dezembro tinha-se registado uma queda de 0,9% e no mês anterior de 0,2%.

Evolução da produção na construção desde 2015

Fonte: EurostatEurostat

Do total de países acerca dos quais o Eurostat apresenta dados, cinco tiveram uma queda da produção na construção de dezembro de 2022 para janeiro de 2023: Hungria (-5%), Roménia (-4,3%), Bélgica (-1,5%), Países Baixos (-0,9%) e Finlândia (-0,5%).

Relativamente aos países que conseguiram fazer crescer este setor (12) e ainda face a dezembro, o destaque vai para a Alemanha (que registou um aumento de 12,6%). Segue-se a Eslovénia (um aumento de 9,8%) e a Polónia (mais 7%).

Construção de edifícios foi setor que mais cresceu

Face a dezembro de 2022, na Zona Euro, o setor que mais cresceu foi o de construção de edifícios (4,2%), seguindo-se a engenharia civil (3%). Mantendo-se a tendência relativamente à UE, o setor da construção de edifícios cresceu 3,6% e o de engenharia civil 2,3%.

Comparativamente ao mês de janeiro de 2022, em 2023 na Zona Euro a construção de edifícios cresceu 1,4%, enquanto a de engenharia civil diminuiu 1,9%. Na UE, não se registaram decréscimos: a construção de edifícios aumentou 1,5% e a de engenharia civil 0,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção na construção cresce 3,5% na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião