Bonificação de juros da casa limitada pela dedução feita no último IRS

  • ECO
  • 21 Março 2023

Portugueses com contratos de crédito à habitação anteriores a 2011 e que tenham deduzido juros no último IRS terão uma bonificação menor. Benefício aplica-se a quem tem maior taxa de esforço.

Os portugueses com contratos de crédito à habitação anteriores a 2011 e que tenham deduzido juros no último IRS terão uma bonificação menor ao abrigo do novo apoio do Governo para promover a habitação. O novo benefício fiscal para os empréstimos da casa aplica-se a quem tem uma taxa de esforço significativa ou com agravamento significativo.

Segundo o Observador, o Ministério das Finanças esclarece que, “ao valor da bonificação deverá ser descontado o valor de dedução à coleta relevante que constar da última declaração de IRS disponível”. Ou seja, a bonificação de juros vai ser limitada pelo valor que foi devolvido na última declaração de IRS, no caso dos portugueses com créditos mais antigos, anteriores a 2011.

Desta forma, as famílias com mais dificuldade em pagar o crédito à habitação poderão receber 75% do aumento da prestação da casa (provocada pela subida das taxas de juro). Para tal, ter-se-á por base de comparação a prestação calculada no teste de stress na altura em que foi realizado o contrato com o banco. Para as famílias que se inserem no 5.º e 6.º escalão, a bonificação será de 50% do aumento da prestação. A bonificação anual por contrato de crédito será, no máximo, de 720 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bonificação de juros da casa limitada pela dedução feita no último IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião