Investidores respiram de alívio. Banca brilha na Europa e BCP sobe mais de 4%

As bolsas europeias tiveram ganhos expressivos esta terça-feira e o setor bancário avançou quase 4%. Lisboa não escapou à tendência positiva, com o BCP a recuperar valor pela segunda sessão.

Os investidores voltaram a comprar ações esta terça-feira, estando mais otimistas com o estado da banca europeia e americana, numa altura em que as autoridades internacionais vão tentando restaurar a confiança no mercado. As principais praças europeias registaram subidas acima de 1%, incluindo o principal índice da bolsa portuguesa.

O Stoxx 600, o índice de referência pan-europeu avançou 1,4%, mas o sentimento positivo gerou ganhos que chegaram a 2,6% no caso do espanhol IBEX-35. Em Lisboa, o PSI subiu 1,76%, para 5.871,07 pontos, recuperando pela segunda sessão consecutiva depois das perdas de 5% acumuladas na passada semana.

O dia foi particularmente positivo para a banca, com o índice setorial Stoxx 600 Banks a somar quase 4%, refletindo o alívio dos investidores com a turbulência pela qual o setor tem atravessado por estes dias. Portugal não escapou à tendência. O BCP subiu 4,24% esta terça-feira e acumula uma subida de quase 7% nestas duas sessões da semana. É, porém, insuficiente para recuperar das perdas de mais de 17% das cinco sessões da semana anterior.

Cotação das ações do BCP

A contribuir para o sentimento positivo está o negócio da compra do Credit Suisse pelo rival UBS, anunciado no domingo, mas não só. O The Wall Street Journal noticiou que o CEO do banco norte-americano JPMorgan Chase, Jamie Dimon, está a comandar uma nova ronda de negociações para resgatar o banco regional First Republic, que, pelas 17h00 em Lisboa, disparava mais de 42% no mercado de ações norte-americano.

Além disso, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse numa conferência esta terça-feira que o sistema bancário dos EUA está a estabilizar. A responsável afirmou também que o governo dos EUA pode ter de adotar medidas para proteger outros bancos pequenos na eventualidade de sofrerem corridas aos depósitos, como aconteceu com os bancos Silicon Valley e Signature, que colapsaram este mês.

Regressando à praça nacional, só duas cotadas do PSI não registaram subidas: a GreenVolt, que caiu 1,49%, e a EDP Renováveis, que perdeu 0,72%. Ambas impediram uma subida mais expressiva do índice. Em sentido inverso, no segundo lugar do pódio dos ganhos, depois do BCP, ficou a Altri, que somou 4,19%, para 4,826 euros cada título.

Num dia em que os preços do petróleo também recuperaram mais de 1%, as ações da Galp somaram 2,54%. A Jerónimo Martins valorizou 2,52%.

Do outro lado do Atlântico, a sessão também está a ser de subidas. Pelas 17h15, o S&P 500 somava 0,71%, o industrial Dow Jones subia 0,54% e o tecnológico Nasdaq avançava 1,05%. Depois do tumulto na banca, os investidores voltam-se agora para a reunião da Fed, que esta quarta-feira anunciará uma nova decisão de política monetária.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investidores respiram de alívio. Banca brilha na Europa e BCP sobe mais de 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião