Cooperativas defendem incentivos à produção agrícola

  • ECO
  • 23 Março 2023

Rendimentos dos agricultores caiu 12% em 2022, reclama confederação que junta cooperativas e Crédito Agrícola de Portugal.

As cooperativas agrícolas exigem iniciativas para fomentar a produção. A confederação Confagri reclama medidas para enfrentar a subida dos custos em Portugal depois de o rendimento dos agricultores ter descido 12% em 2022, refere comunicado divulgado esta quinta-feira.

A entidade diz que “sempre defendeu a isenção do IVA para os bens alimentares para minimizar os impactos desta inflação” e também assume “como prioritário” fomentar a produção”. As declarações surgem depois de o primeiro-ministro ter admitido, pela primeira vez, a descida deste imposto, no debate parlamentar de quarta-feira.

“Propomos um reforço das medidas à produção porque, tal como aconteceu com a Reserva de Crise e com a Medida Excecional de Crise FEADER [Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural], tempos excecionais exigem medidas excecionais”, entende o presidente da Confagri, Idalino Leão.

Para a Confagri, “é urgente que os estrangulamentos operacionais verificados na aplicação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) sejam resolvidos urgentemente, de modo que os agricultores possam submeter, atempadamente, as suas candidaturas”.

A confederação defende ainda que os preços da eletricidade e do gasóleo “sejam equiparados” aos praticados em Espanha. “Caso contrário ficamos sempre em desvantagem”, lamentam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cooperativas defendem incentivos à produção agrícola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião