Sindicatos alemães marcam greve geral nos transportes para segunda-feira

  • Lusa
  • 23 Março 2023

“Este dia de greve terá um efeito enorme – estamos cientes disso. Mas é necessário que seja assim”, disse o presidente do sindicato Ver.di.

Os sindicatos alemães anunciaram esta quinta-feira uma greve de 24 horas no setor dos transportes para a próxima segunda-feira, paralisação que deverá envolver centenas de milhares de trabalhadores e provocar interrupções generalizadas no tráfego aéreo, ferroviário e rodoviário.

Os sindicatos anunciaram a jornada de protesto durante uma manifestação conjunta, numa altura em que os funcionários de diversos setores pedem aumentos salariais para enfrentar o aumento da inflação.

O presidente do sindicato Ver.di, Frank Werneke, explicou que pretende mobilizar para esta greve cerca de 120.000 trabalhadores, incluindo funcionários de segurança e do solo em todos os aeroportos alemães, exceto Berlim, funcionários de trânsito locais em sete dos 16 estados da Alemanha, funcionários de portos e trabalhadores em rodovias. “Este dia de greve terá um efeito enorme – estamos cientes disso. Mas é necessário que seja assim”, disse Werneke, acrescentando que é importante deixar claro a força dos sindicatos antes da próxima ronda de negociações.

O líder do sindicato EVG, Martin Burkert, disse, por sua vez, que aquela organização pretende mobilizar para a greve 230.000 trabalhadores da principal operadora ferroviária da Alemanha, a estatal Deutsche Bahn. Em reação, o diretor de recursos humanos da Deutsche Bahn, Martin Seiler, classificou a greve da EVG como “completamente excessiva, desnecessária e desproporcional”.

O Ver.di está envolvido numa série de negociações salariais, principalmente para os funcionários dos governos federal e estaduais da Alemanha, onde pede aumentos salariais de 10,5%, para além de pagamentos únicos de 2.500 euros. O EVG pede um aumento de 12%, mas a Deutsche Bahn não quer passar dos 5%. A taxa de inflação na Alemanha acelerou para 8,7% em janeiro último.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicatos alemães marcam greve geral nos transportes para segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião