Custos do trabalho sobem 5% na Europa

No ano passado, Portugal registou igualmente uma subida no custo médio/hora: de 15,4 euros, para 16,1 euros, revela o Eurostat.

Os custos do trabalho subiram em média na Europa para 30,5 euros e para 34,3 euros na Zona Euro no ano passado, um aumento de 5% e 4,7%, respetivamente, com os maiores custos a serem registados no Luxemburgo (50,7 euros) e os mais baixos na Bulgária (8,2 euros). Portugal regista um custo médio de 16,1 euros no ano passado, uma subida face aos 15,4 euros assinalados em 2021, de acordo com os dados do Eurostat conhecidos esta quinta-feira.

Os custos de trabalho/hora registam diferenças significativas entre os países da UE, que no ano passado viu subir de 29 euros, para 30,5 euros o custo médio de hora de trabalho (+5%), assinalando ainda uma subida de 32,8 euros, para 34,3 euros, na zona Euro (+4,7%). Uma evolução que o Eurostat aponta ao fim gradual dos apoios dados às empresas para fazer face à pandemia da Covid-19. “O fim gradual dos esquemas de apoio à Covid tiveram um impacto positivo no crescimento dos custos de trabalho hora”, diz o relatório.

Bulgária (8,2 euros), Roménia (9,5 euros) são os países que registam o menor custo hora, com os mais elevados a serem registados no Luxemburgo (50,7 euros), Dinamarca (46,8 euros) e Bélgica (43,5 euros).

Na zona euro houve subidas em todos os Estados-membros com os maiores crescimentos percentuais a serem registadas na Lituânia (+13,3%), Irlanda (+9,3%) e Estónia (+9,1%).

E a mesma evolução ocorreu nos países fora da Zona Euro, com as maiores subidas a ocorrerem na Bulgária (+15,3%), Hungria (+13,9%), Roménia (+12,2%) e Polónia (+11,7%). Dinamarca regista apenas uma subida de 2,3%, a menor regista na UE.

Na indústria os custos de trabalho na UE foram de 30,7 euros, fixando-se nos 36,6 na Zona Euro. Já na construção fixarem-se nos 27,3 euros e 30,8 euros, respetivamente. Nos serviços, em 30,2 euros na Europa e 33,3 euros na zona euro, por exemplo.

A fatia de custos extra salários (por exemplo, contribuições sociais dos empregadores) no total dos custos de trabalho foi de 24,8% na UE e 25,5% na Zona Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos do trabalho sobem 5% na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião