Aliança Europeia da Indústria Solar prepara plano para reindustrializar o setor
Atualmente, esta aliança conta com cerca de 110 membros, de mais de 17 países e de diferentes setores que representam esta cadeia de valor industrial.
A Aliança Europeia da Indústria Solar fotovoltaica (ESIA) está a preparar um plano de ação para reindustrializar o setor.
A Aliança Europeia da Indústria Solar Fotovoltaica (ESIA) junta entidades públicas e privadas com o objetivo de desenvolver um ecossistema industrial de energia solar fotovoltaica capaz de contribuir para garantir e diversificar o abastecimento no Velho Continente. A União Europeia propõe-se atualmente a atingir uma capacidade anual de 30 GW até 2025.
Esta aliança foi lançada pela Comissão Europeia e é liderada pela EIT InnoEnergy, o motor de inovação para a energia sustentável, apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).
Atualmente, conta com cerca de 110 membros, de mais de 17 países e de diferentes setores que representam esta cadeia de valor industrial. Os membros irão elaborar um plano industrial para desenvolver, reduzir riscos e acelerar a indústria fotovoltaica na Europa em todos os segmentos da cadeia de valor, desde o silício aos módulos.
A Aliança criou quatro grupos de trabalho: Condições Comerciais Não-financeiras, Cadeia de Valor, Financiamento e Competências, liderados pelos principais atores da indústria, como a Carbon, Enel Greenpower, Engie, IBC, Meyer Burger Technology AG e Wacker Chemie AG, para alcançar uma série de ações concretas que irão resultar num plano consolidado para a reindustrialização da indústria europeia de energia solar fotovoltaica.
Essas ações irão apoiar as metas do Plano Industrial do Pacto Ecológico no desenvolvimento da indústria, que prevê fornecer uma capacidade anual de 30 gigawatts (GW) até 2025.
“Estamos ansiosos para ver os resultados dos nossos quatro grupos de trabalho, que serão revelados ainda este ano”, afirma Javier Sanz, Thematic Leader de Energias Renováveis da EIT InnoEnergy e líder da ESIA.
O plano de ação dos grupos de trabalho será anunciado na Intersolar Europe em Munique, de 14 a 16 de junho.
A EIT InnoEnergy é a força motriz por trás de três iniciativas europeias estratégicas, que incluem a Aliança Europeia de Baterias (EBA), o Centro Europeu de Aceleração de Hidrogénio Verde (EGHAC) e a Aliança Europeia da Indústria Solar Fotovoltaica (ESIA). Foi classificada em 2022 como a maior investidora da Europa em tecnologia limpa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aliança Europeia da Indústria Solar prepara plano para reindustrializar o setor
{{ noCommentsLabel }}