PRR

Mangualde começa a produzir carrinhas elétricas em 2025

Investimento de 119 milhões de euros permite fabrico de quatro modelos totalmente elétricos a partir do início de 2025 e criação de 450 novos postos de trabalho na unidade do distrito de Viseu.

A fábrica da Stellantis em Mangualde vai começar a produzir automóveis elétricos daqui a dois anos. A partir do início de 2025, a unidade do distrito de Viseu vai produzir quatro veículos ligeiros de passageiros e comerciais. Alavancado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o investimento é de 119 milhões de euros e permitirá a criação de 450 novos postos de trabalho, segundo anúncio feito nesta sexta-feira.

Todos os anos serão produzidos 50 mil veículos elétricos. Mangualde terá a primeira fábrica portuguesa a produzir veículos elétricos em larga escala. Os quatro modelos serão o Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò. Há ainda a possibilidade de estar produção arrancar no final de 2024, adiantou o presidente executivo do grupo Stellantis, Carlos Tavares.

“Se fôssemos a pedir às sociedades 10% do que estamos a pedir aos empregados da indústria automóvel, teríamos uma revolução na rua. A transformação exigida, sobretudo na Europa, é de uma brutalidade que qualquer uma das nossas sociedades estaria em situação de rejeitar”, sinalizou Carlos Tavares durante a apresentação do projeto.

A Stellantis Mangualde lidera uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial com o projeto “GreenAuto”, que reúne um consórcio de 37 entidades parceiras, entre empresas e academias.

A aliança automóvel constituída pelos grupos Fiat-Chrysler e Peugeot-Citroën-Opel também prepara-se para ser a primeira grande empresa mundial a atingir as metas da neutralidade carbónica. “Em 2038, a empresa será totalmente neutra. Não é só responsabilidade ética. É responsabilidade de negócio. Haverá uma obrigação para empresas como a nossa sermos neutras em carbono”, acrescentou o gestor português.

Atualmente, a fábrica da Stellantis Mangualde conta com 900 trabalhadores e é a segunda maior unidade de produção de automóveis em Portugal, apenas atrás da Autoeuropa, do grupo Volkswagen.

(Notícia atualizada às 18h28 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mangualde começa a produzir carrinhas elétricas em 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião